target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES" (Stieg Larsson)

– Vou dormir – ela anunciou. E, sem dizer mais nada, foi para o quarto e fechou a porta.
Dez minutos depois, abriu a porta e pôs a cabeça para fora.
- Acho que você está enganado. Ele não é um assassino serial, um doente que leu a Bíblia demais. É simplesmente um canalha ordinário que odeia as mulheres.”
Pág. 347/348
~~~*~~~
Após publicar uma reportagem com afirmações falsas sobre um financista sueco, Mikael Blonkvist, editor chefe da revista Millennium, é condenado a três meses de prisão por calunia e difamação. Para não prejudicar a revista que já está passando por dificuldades, Blonkvist decide afastar-se e logo recebe uma proposta de trabalho de Henrik Vanger, supostamente para escrever uma biografia de sua família, mas na realidade o que ele deseja é que Mikael descubra o que realmente aconteceu com sua sobrinha adolescente, desaparecida há quase quarenta anos, Herriet Vanger.

Não existem pistas do paradeiro de Harriet, pois no dia de seu desaparecimento o acesso à ilha, onde ela e sua família moravam, estava fechado. Como Herriet poderia ter saído sem deixar vestígios?
Mas há algo ainda mais estranho e cruel. A cada ano Henrik Vanger recebe uma flor emoldura, presente que Herriet costumava lhe dar antes de desaparecer. 

Paralelamente acompanhamos Lisbeth Salander, uma hacker exímia....garota problema, perspicaz, com aparência excêntrica e sofrida - que pela falta de confiança e dificuldade de se relacionar tornou-se fria e distante.

Mikael e Lisbeth se unem para desvendar esse misterio e descobrem uma série de assassinatos ocorridos antes do desaparecimento de Herriet. Eles se descobrirão em meio uma rede se intrigas e segredos envolvendo o próprio clã Vanger.
~~~*~~~ 
Os Homens Que Não Amavam As Mulheres é o primeiro livro da trilogia "Millennium" de Stieg Larsson, um sueco que morreu subitamente aos 50 anos de idade em 2004, antes mesmo de ver seus livros fazerem sucesso.

É complicado falar desse livro. A proposta é excelente, mas senti certa dificuldade com a narrativa do autor. O livro é repleto de descrições, o que tornou o início da leitura um tanto cansativa.
Os Homens Que Não Amavam As Mulheres nos mostra um mundo de intrigas, engôdos e uma boa pitada de sadismo e violência, mas tudo isso é oferecido em doses homeopáticas.

Após a inclusão de Lisbeth na investigação, o ritmo do livro melhora muito e a leitura se torna mais emocionante. 
O final da história não me surpreendeu, o desfecho foi um tanto previsível para mim. Após a conclusão do caso, o livro continua com uma escrita arrastada e parece que não vai ter fim.
O problema não é trama em si, mas a narrativa do autor que não me empolgou. 

Apesar de tudo, o livro ainda vale a pena, principalmente para quem gosta de tramas repletas de detalhes sórdidos, incluindo: maus tratos, crueldade contra animais, adultério, homicídio e incesto. Os fãs de romances policiais intrincados irão adorar.

7 comentários:

  1. Oi Hérida, bem vinda!!!
    Gostei do visual do seu blog, vou adicionar você ok!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Hérida

    Li o seu recado e já aproveitei para dar uma passada por aqui, é sempre bom encontrar blogs sobre literatura.

    Sobre o livro, me colocastes uma pulga atrás da orelha, pois estava pensando em comprá-lo. Acho que darei preferencia a outros, agora.

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hérida
    Que legal conhecer o seu cantinho. Estou filando várias dicas. Inclusive essa que motivou o post. Comprei o livro, tá na pilha mas, não sei quando o lerei. Aproveito para agradecer a visita ao Romance Gracinha e, com certeza, acompanharei Lendo nas Entrelinhas (adorei o título do blog!) de perto. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá Meninas!
    Não quis desanimar vocês da leitura, é questão de gosto, aposto que muita gente vai me chamar de louca por não ter gostado tanto assim do livro.
    Não deixem de ler, a trama é interessante.
    Obrigado pelo carinho e voltem sempre tá?! rsss
    Não
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ahhh fiz uma comentário bem semelhante sobre este livro!!! Também achei que lisbeth salvou a pátria!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Ola! Encontrei o blog recentemente, e gostei demais de suas resenhas, sério! Bom, concordo contigo sobre o livro, mas eu gostei bastante da série (ele apresenta uma falha primordial um tanto comum em séries: o último livro é o mais decepcionante, coisa que se repete em Fronteiras do Universo)

    ResponderExcluir
  7. Olá ... parabéns pelo site

    Trilogia muito boa, realmente o autor sabe fazer uma trama policial, porém não é dos melhores livros que já li, mas claro que vale a pena ler suas mais de 2100 páginas ....

    Recomendo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL