target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

terça-feira, 5 de outubro de 2010

"A GUERRA DOS TRONOS" - As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin)

Prepare-se para conhecer uma terra onde o verão pode durar anos e o inverno toda uma geração. Westeros é uma terra de magias esquecidas e dragões adormecidos, habitada por cavaleiros e bastardos virtuosos, governado por homens oportunistas sedentos por poder e conquistada sob o fio da espada.
O frio traz consigo o mau agouro, mas os filhos do verão - que já dura dez anos - estão esquecidos dos antigos perigos. Porém, em breve, enfrentarão tempos de dor e agonia. Não há tempo a perder, pois o inverno está chegando...

"A Guerra dos Tronos" é o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, e sua história gira em torno de três núcleos principais, com o ambiente, personagens e tramas diferentes. Embarque nessa viagem aos Sete Reinos de Westeros.
~~~*~~~
Durante séculos, os Sete Reinos estiveram sob o domínio da antiga dinastia - a casa dos Targaryen - os Reis do Dragão. A família Targaryen governou tranquilamente até o reinado de Aerys II, "O Louco". Uma rebelião liderada por cavaleiros valentes e honrosos, Eddard Stark e Robert Baratheon, pôs fim á dinastia do dragão. Mas dois herdeiros do rei louco foram poupados e exilados, Viserys e Daenerys Targaryen.
Robert Baratheon tomou o Trono de Ferro para si e, assim, foi o princípio de seu reinado.

Quinze anos depois da tomada do trono:

Ao norte dos Sete Reinos, Eddard Stark  é o senhor de Winterfell, lugar onde viveram e jazem os Reis do Inverno. Eddard, também chamado de Ned, é um homem austero e nobre, esposo dedicado de Catelyn, pai de cinco filhos legítimos e um bastardo.
Seus filhos legítimos Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon Stark, além do bastardo Jon Snow, tiveram seus caminhos cruzados por animais raros e temidos. Um dia, durante o cumprimento de seu dever como suserano de Winterfell, Eddard e seus filhos encontraram uma ninhada com seis filhotes de lobos gigantes órfãos. O selo da casa Stark é um lobo gigante cinzento, e assim, como se os filhotes estivessem predestinados a lhes pertencer, a ninhada foi adotada pelas crianças. Seis filhos....seis lobos, com seus destinos entrelaçados.
No mesmo dia, a notícia da morte de Jon Arryn, antigo amigo de Ned e "mão do rei" - braço direito do rei e segundo homem no comando do governo- marca o início de uma época sombria para a família Stark.
O rei Robert não é mais o homem que Ned conheceu, se tornou um beberrão irresponsável e influenciado pela rainha e sua família, os Lannister. Ninguém quer ter a família Lannister como inimiga, cavaleiros que não honram seus juramentos de fidelidade e que almejam ocupar o Trono de Ferro a qualquer custo.
A desconfiança de que Arryn fora assassinado e que a vida do rei Robert esteja em perigo leva Eddard a aceitar o chamado para ser a nova "Mão do Rei".
Na corte, Ned tenta descobrir quais os segredos que motivaram a morte de seu amigo e acaba envolvido em uma teia de intrigas e traição. Não há escrúpulos nem misericórdia, alguns são peões - manipulados e facilmente subjugados - outros não medem forças para o confronto.
Não há retorno. Os dados foram lançados..."Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre".

No extremo norte de Winterfell se encontra a enorme muralha de gelo, fora erguida para isolar e proteger os Sete Reinos contra as ameaças e perigos que se escondem na Floresta Assombrada. Construída há milhares de anos, a muralha é guardada pela Patrulha da Noite, formada por homens voluntários, bastardos e criminosos que aceitaram vestir o negro para protegê-la.
Catelyn se ressente de Jon Snow, ele é a lembrança permanente da traição de seu esposo, e não haverá lugar para o bastardo após a partida de Eddard para a corte. Então, Jon decide se juntar à Patrulha da Noite e vestir o negro. Após o juramento para se tornar um patrulheiro da muralha ele jamais poderá abandonar seu posto, a deserção é sentenciada com a morte. Mas o inverno está chegando e coisas estranhas começam a acontecer além da muralha. A honra e a coragem de Jon serão testadas e ele terá que tomar uma dolorosa decisão...honrar seu juramento ou sua família.

Além-mar, no exílio, vive a princesa Daenerys Targaryen - Filha da Tormenta - última descendente da casa do dragão, do rei deposto Aerys II, "O Louco". Aos treze anos foi vendida pelo irmão a Khal Drogo, líder de uma tribo de habilidosos cavaleiros e ferozes guerreiros. Ao contrário do que Dany imaginava, o casamento arranjado foi uma agradável surpresa e um amor sincero e profundo floresceu. Mesmo ao lado de seu bravo guerreiro, Daenarys não estava livre das armadilhas do destino. Seu caminho é marcado por tragédias, mas a filha da  Tormenta é forte e valente. A dor e o sofrimento oferecem lições valorosas e Dany aprende depressa. Deixou de ser menina e se tornou mulher.
Daenerys não quer mais fugir de seu destino, sangue e fogo correm em suas veias, ela está decidida a atravessar o mar e lutar pelo trono que lhe é de direito. Chegou a hora do dragão despertar...
~~~*~~~
"A Guerra dos Tronos" possui uma trama extensa e complexa e foi impossível descrevê-la de forma mais resumida. Há tantas famílias e personagens envolvidos na história que se tornou inviável citar todos. Uma trama intrincada, onde o leitor é introduzido no universo dos jogos políticos e de sangrentas batalhas pelo poder.
Gerorge R. R . Martin nos leva por caminhos tortuosos em um romance cheio de intriga, traição, engodos,  mentiras e inveja; mas que também traz amor, fidelidade, companheirismo, coragem e honra.
A Guerra dos Tronos é um épico extraordinário, uma história ambientada em uma era medieval mas com uma aura mítica e sobrenatural. Os leitores que acompanham o blog sabem o quanto eu sou fã dos épicos medievais, mas em A Guerra dos Tronos eu encontrei mais que castelos de pedra, armaduras brilhantes e espadas afiadas, eu encontrei magia, feitiços, seres fantásticos e personagens incríveis. Nesse primeiro volume da série os elementos de fantasia aparecem timidamente, porém está explicito que sua presença será mais marcante no próximo volume.

Os personagens, o ambiente, as batalhas e os diálogos são minuciosamente trabalhados e descritos, e conseguimos visualizar cada detalhe e sentir cada arrepio que o autor planejou transmitir. A forma escolhida por G.R.R.M para narrar a história é surpreendente. Cada capítulo é dedicado a um personagem da trama, e assim, ele nos oferece uma abordagem sob vários pontos de vista.

Amei Eddard Stark, me apaixonei por Jon Snow, me diverti com Arya, odiei a rainha Cersei e o arrogante do príncipe Joffrey e me irritei com a inocência e estupidez de Sansa. Não posso deixar de falar nos lobos que acompanham os filhos do Lord Stark...são lindos, fieis e ferozes. Cada filho tem seu próprio lobo gigante e os animais parecem ser uma extensão dos personagens. Fizeram toda diferença na história e exerceram um fascínio indescritível sobre mim, sem os lobos, o livro não teria o mesmo colorido.

Porém, o desfecho é cruel. O livro termina exatamente no meio de toda ação, enquanto não há nada resolvido e a expectativa está incontrolável. Eu preciso da continuação imediatamente, meu sangue ainda está fervendo e eu não sei como apagar esse fogo!

Não tenho palavras para descrever o quão esse livro me conquistou. A Guerra dos Tronos provoca emoções profundas, eu nunca havia chorado de ódio...mas chorei. Em algumas cenas eu desejei esfolar alguém vivo. Sim...eu realmente fiquei irada!
Já deu para perceber que eu amei o livro? Quer um romance épico com um toque especial de fantasia? Então...não deixe de ler "A Guerra dos Tronos". Esse livro está ocupando um lugar especial no meu coração. Virou meu xodó.

Curiosidade: As Crônicas de Gelo e Fogo atualmente é composta por quatro livros e há a previsão de mais três títulos serem publicados.
  1. A Game of Thrones A Guerra dos Tronos
  2. A Clash of Kings – A Fúria dos Reis
  3. A Storm of Swords – A tormenta de espadas
  4. A Feast for Crows – O festim dos corvos
  5. A Dance with the Dragons – Uma dança com dragões (não lançado ainda)
  6. The winds of winter – Os ventos do inverno (não lançado ainda) 
  7. A Dream of Spring – Um sonho de primavera (não lançado ainda) 
A série já virou tema de jogos e agora ganhará uma adaptação para a TV produzida pelo canal HBO, a estreia está prevista para 2011.

Martin, George R. R. A Guerra dos Tronos. LeYa, 2010. 592 p. ( As Crônicas de Gêlo e Fogo, Vol. 1)

38 comentários:

  1. Ei Hérida,

    Quero muito ler este livro, está no topo da minha lista, amei a resenha :)

    Adorei este lobos, imagina ter um lobo gigante que tudo rsrsrs. Agora isso de terminar no ar e por aqui nunca se sabe quando ai a continuação me mata aff

    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora dos livros bons!!!!!
    Eu quero muito esse livro!
    Meu amigo Jon vive falando maravilhas desse livro!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Cara Hérida, resenha excepcional, esclarecedora e extremamente velada. É uma saga que vem badalada e carregada de expectativas. Depois que li O Senhor dos Anéis me senti um pouco órfão. Agora sei onde irei me socorrer. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hey, já que vc me convidou vou comentar a sua resenha tá ;)
    Adorei, vc conseguiu passar toda a emoção que sentiu ao conhecer cada personagem, cada casa, cada família de Westeros.
    Agora vou palpitar...

    Vc disse que Ned é honrado e fiel a sua esposa Catelyn, né?
    Então como se explica que ele tem um filho bastardo? Isso ainda não foi explicado em nenhum
    livro até o momento, mas existem palpites fantásticos (morra de curiosidade...)

    Os lobos gigantes são um expetáculo a parte, te garanto que no próximo livro eles serão ainda melhores e sua participação é imprescindível
    para os Stark.

    Vc disse que odiou a Cersei, os Lannisters são sempre odiados. Mas veja bem, quem foi melhor mãe na sua opinião?
    Catelyn ou Cersei? Certo que os Lannisters não valem nada, mas Cersei defende seus filhos de forma monstruosa...
    Nos próximos livros, a gente ainda vai ver o outro lado da moeda... e conhecer mais alguns personagens profundamente,
    mesmo que não gostemos deles...

    Daenerys realmante é a Filha da Tormenta, feita de Sangue e Fogo, ela ainda vai aprontar muito com esses dragões.
    Muito mais rainha do que Cersei jamais será, espero que ela traga seus dragões para Westeros e resolva todos os problemas.

    Assim como vc, achei o desfecho do livro cruel, eu sou curiosa demais e descobri a história de cada personagem antes de começar a ler
    e te garanto que os próximos livros são ainda mais cruéis, em alguns pontos da história tinha vontade de parar pra não ver a morte de alguém querido...
    Muito triste...prepare seu coração, senão vc vai querer rasgar o livro todo!

    Vou jogar mais uma pergunta pra te deixar curiosa: o que vc acha do título "A song of ice and Fire" ou "As crônicas de Gelo e Fogo"?
    Isso não te dá idéias??

    Se vc não aguentar a espera, vai no site da editora saída de emergência que tem parte do livro pra download.
    A tradução é a mesma ;)

    O próximo volume, eu acho que deve sair junto com a série da HBO, ano que vem, em abril provavelmente.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vc conseguiu escrever mais do q eu!!!
    Acho q terminei o livro com tantas perguntas q isso transpareceu na resenha... E tb fui meio incapaz de resumir essa complexa história. Adorei a resenha!!! Bjos!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lidiany!
    Então...mesmo ned tendo um bastardo eu o chei muito fiel. Quem nunca escorregou na vida?kkk Mas acredito que tenha um mistério por tras de Jon.
    Qto a Cersei: não sou a fovor de uma mãe usar de qualquer recurso para conseguir o quer, mesmo sendo seus filhos. Se fosse para a defesa da vida tudo bem, mas nesse primeiro livro não foi o caso, ela fez tudo por interesse e Ned lhe deu a opção de fugir. Bem...a coisa é polêmica.
    Qto ao título: Eu já pensei muito nisso, mas não vou palpitar aqui porque talvez estrague a surpresa dos leitores. Mas eu tenho minha opinião formada.
    Apesar de não gostar terei que recorrewr ao e-book, não vou aguentar esperar 1 ano para ler a continuação.

    E a todos os leitores: Leiam o livro porque é muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Hérida, esse é um dos livros que quero demais.
    Quando li a sinopse antes de lançar, fiquei apaixonada.
    Sua resenha ficou mara, gostei bastante, quero esse livro logo. =)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. è desta vez fiquei provoado só pela resenha e não me aguento para ler este livro, resenha ótima.

    ResponderExcluir
  9. Noossa, parece um épico e tanto! Adoro épicos, disputas de realeza, me deu uma vontade de ler...rs Mas vou esperar ansiosa pela série da HBO tbm!

    ResponderExcluir
  10. ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOREEEEII
    nossa, deve ser MUIITO boom
    to loooooooooouca pra ler
    mas minha lista de livros ta ENOORME, God
    suahsuahsua
    adoreii mesmo
    Bjaao flor =*

    ResponderExcluir
  11. oi Hérida!!
    Fiquei sem palavras. A resenha ficou ótima, imposível não se apaixonar. Sem ler já fiquei ansiosa pelo segundo livro, pois pelo que vc disse tudo terminou em meio ao fogo ardente.
    Querooooo
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Hérida querida:
    Acabei de usar meu cartão de crédito para comprar Dragões de Éter (por culpa única e exclusiva da Nanda!) e agora vou ter que usar de novo POR SUA CAUSA?????
    Eu quero ler!!!!
    Adorei sua resenha! Não ficou grande não! Quando a gente gosta muito, quer contagiar também quem está lendo, e vc me contagiou!!
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a resenha... estou começando a ler o livro, e agora me animei muito mais!
    obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Ah, mas vc vai continuar ansiosa.
    O ebook e só uma prévia do livro!
    :P
    Eu detesto a Cersei, ela é uma malvada...
    Mas Catelyn é um lamentável, tenho tanta pena de Rickon o livro inteiro tadinho...

    ResponderExcluir
  15. Ah, mas vc vai continuar ansiosa.
    O ebook e só uma prévia do livro!
    :P
    Eu detesto a Cersei, ela é uma malvada...
    Mas Catelyn é lamentável, tenho tanta pena de Rickon o livro inteiro tadinho...

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu quero ler! Parece uma maravilha, o tipo de livro que eu gosto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. NOssa que resenha!!!
    QUero ler essa saga, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Hérida!

    Amei sua resenha!!! Quero muito ler esse livro!
    Não sabia que ia virar uma série da HBO, que legal. Assim se eu não conseguir ler o livro a tempo, vou acompanhar a série.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  19. Oi Hérida!!
    Amei a resenha e fiquei doida para ler o livro até ver a quantidade de volumes! rs... Acho que vou esperar para começar a ler quando saírem todos e de preferência se eu arrumar alguém para me emprestar!! Já não cabe mais nada nas minhas estantes!! rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Pela sua resenha, sei que vou chorar muitooo lendo esse livro XD
    Amei! Quero esse livro para agora! kkk =D
    Bjusss

    ResponderExcluir
  21. Lendo e relendo todos os comentários a respeito desta obra eu pergunto àqueles que estão lendo ou já leram: A adaptação feito do Português-PT para o Brasil descaracterizou muito o livro a ponto de não valer a pena comprá-lo?

    ResponderExcluir
  22. A boa da Vida: Olá! A adaptação feita do Português-PT não descaracterizou o livro de forma alguma. Na realidade o livro só ficou com uma narrativa mais elegante e formal, mas eu pensei que fosse uma estratégia do proprio autor para caracterizar a época medieval, de cavaleiros e damas. Só depois de ler o livro foi que fiquei sabendo das reclamações de alguns leitores. Para mim, não fez diferença alguma, o livro é maravilhoso e vale cada página lida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Estou lendo este livro e adoraaaando muito.
    Sua resenha ficou fantáaastica. E falou bastante mas falou bonito. O livro (pelo menos até onde li) é bastante complexo para se falar apenas "por cima". A história mostra os muitos lados dos "tronos" que, acho que vão entrar em guerra (estou no começo ainda, na página 114).

    Os lobos são fantásticos. Adorei eles. São fiéis até o final. E supe se parecem com seus donos, hein.
    Estou achando que este livro vai acabar entrando no meu TOP 3 de melhores livros que li, facil facil.

    Joffrey e Cersei tambem estão me irritando muito. Sabe quem tambem está me conquistando mas você não citou? O irmão da rainha, o anão Tyrion. Achei ele fascinante. Inteligente, esperto, legal, esforçado, humilde. Totalmente o contrário do restante da família dele.

    Parabens pela ótima resenha.
    Me empolguei mais ainda pelo livro.

    ResponderExcluir
  24. Eu aproveitei o feriado para lê-lo por inteiro, devorei completamente. Há muito esperava o lançamento de ASOIAF aqui no Brasil e não me decepcionei nem um pouco. É o melhor que já li na literatura fantástica com toda certeza. Simplismente tenho de ler a continuação, pena meu pobre inglês não permitir, hehehe.

    Uma coisa interessante é que normalmente eu me surpreendia quando algum personagem da trama principal morria ao ler um livro, mas nas Crônicas é o inverso, após aquele momento de tensão, se alguém sai vivo acaba sendo surpresa. O George Martin não tem pena dos seus personagens e o realismo é impressionante.

    ResponderExcluir
  25. Eu aproveitei o feriado para lê-lo por inteiro, devorei completamente. Há muito esperava o lançamento de ASOIAF aqui no Brasil e não me decepcionei nem um pouco. É o melhor que já li na literatura fantástica com toda certeza. Simplismente tenho de ler a continuação, pena meu pobre inglês não permitir, hehehe.

    Uma coisa interessante é que normalmente eu me surpreendia quando algum personagem da trama principal morria ao ler um livro, mas nas Crônicas é o inverso, após aquele momento de tensão, se alguém sai vivo acaba sendo surpresa. O George Martin não tem pena dos seus personagens e o realismo é impressionante.

    ResponderExcluir
  26. Eu acabei de ler o livro, realmente muito bom está entre os melhores que já li.Não vejo a hora do lançamento do próximo livro da série.

    ResponderExcluir
  27. O livro realmente é excelente.
    Só não gostei de uma coisa. A editora poderia ter usado um papel de qualidade melhor.
    Para quem goste de guardar os livros que lê, o pepel tipo jornal do livro é uma droga. Daqui a uns 2 anos vai estar amarelado e quebradiço.
    Um livro desta categoria deveria ter um investimento melhor em sua confecção.
    Esta série promete muito, podendo ser considerada o Senhor dos Anéis do século XXI...

    ResponderExcluir
  28. Como um livro pode nos transmitir tanta emoções..? este livro em especial parece ser muito facinante e espero pode lê-lo algum dia =P

    ResponderExcluir
  29. Esse livro é que nem droga . Se você ler um pedacinho que seja já era. Eu li o prólogo e não parei mais. Infelizmente não tenho dinheiro para comprar o livro, por isso leio em e-book, mas eu nunca li nenhum livro (além de HP7) no computador e este e eu tenho que ler todos os dias, virou parte de minha vida, eu quero saber o que acontece .

    O Martin é estupendo ! *.*
    Ótima resenha a próposito . :D

    ResponderExcluir
  30. Comecei a ler esse livro essa semana, li sua resenha e só me deu mais vontade de le-lo.
    Seu blog está sensacional. Parabéns.

    ResponderExcluir
  31. Caracaaass! A cada resenha fico mais ansiosa pra ler! e depois dessa descrição apaixonada do livro vou sair correndo pra arrumar uma cópia! kkk

    fugindo um pouco do assunto, vi que você é de S.André, eu tbm!kkk mundo pequeno!

    ResponderExcluir
  32. Nuss!! A trama realmente pareceu ser bem intrincada/ entrelaçada, e cheia de ganchos para futuros livros...
    Eu adorei essa dica de livro, e pela sua empolgação dá para ver que se trata e lago realmente especial...
    Eu adoro histórias com lobos!!!! Linda resenha, esta nos meus DESEJADOS!
    *Agora vou ler a do segundo livro =)
    Bjusssssss,

    ResponderExcluir
  33. Realmente a guerra dos tronos é muito pareçida com a trilogia do anel de J RR tolkien,no entanto sem nada de sobrenatural,tra-se de um épico em um mundo medieval,onde os conflitos são muito pareçidos com os de nosso mundo,onde a politica pareçe dominar todo o enrredo e onde a força pareçe estar sempre mundando de lado,hora ao lado dos "bons" ora ao lado dos "maus",e claro que os personagens do livro não são bons o tempo todo,são bons e maus ao mesmo tempo como todos nós,e onde a habilidade com a espada pareçe não importar tanto como quanto a inteligencia.

    ResponderExcluir
  34. Esta série é um achado, uma das melhores q li na vida, não dá para entender o motivo de ter demorado tanto para ser publicado no Brasil, só espero que não demorem para lançar suas continuações e que o autor viva o suficiente para concluir a saga.
    Concordo com tudo da review, meus personagens preferidos são: o Tyrion (disparado o melhor), a Arya e o Ned, e acho que a Daenarys e o Jon deve crescer muito nos próximos livros. E não dá para negar que George R.R. Martin é um autor corajoso e cruel, ele não poupa ninguém e lemos cenas muito chocantes no que diz respeito à alguns personagens, os bonzinhos e ingênuos não tem vez nos Sete Reinos, rs.
    Abçs.
    @fabiorgc

    ResponderExcluir
  35. Nossa!!!!
    Cheguei aki por acaso. E estou completamente ansiosa para ler tb. Sou uma apaixonada por esse tema. Adorei os comentários..

    ResponderExcluir
  36. Finalmente consegui ler esse livro!
    Parabéns pela sua resenha, ficou excelente!

    Quanto à minha opinião sobre o livro: ADOREI. Tudo, todos, todas as partes. Totalmente minha nova série favorita.
    Quanto aos personagens: acho o máximo como todos eles têm suas nuances, nenhum é um personagem clichê sem profundidade como tantos nesses livros de fantasia.
    Meu favorito, como de outros que comentaram, é Tyrion Lannister, que acho o mais complexo, mais divertido e mais inteligente dentre todos.

    Já Ned Stark, he had it coming. ALGUÉM mandou ele AVISAR Cersei?? E CONFIAR no Littlefinger? Por favor, né, ser honrado é uma coisa, ser BURRO é outra. Se ele tivesse prestado a menor atenção nas próprias filhas já teria evitado seu destino.
    E Catelyn deixa os filhos em segundo lugar em relação ao marido, já vi muita mulher fazendo isso; como já vi muita mulher que perde a noção quando é pra cuidar dos filhos - claro que a impecável Cercei já foi longe demais né gente.

    Mas enfim. Eu também me empolgo demais pra falar desse livro, foi muito difícil escrever a resenha sem entregar metade da trama no processo...

    Parabéns de novo pela resenha, sua paixão pelo livro transparecia por cada frase!
    Bjs e volto aqui depois que terminar no segundo volume! =D

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL