target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"O ARCANO NOVE" (Meg Cabot)

O Arcano nove - O eremita, a nona carta do tarô, guia as almas dos mortos para além da tentação das fogueiras ilusórias ao lado da estrada, de modo que possam ir direto ao seu objetivo mais elevado.

"O Arcano Nove" é o segundo livro da série A Mediadora escrita por Meg Cabot. Quando li o primeiro livro, A Terra das Sombras, não gostei da abordagem que autora utilizou para desenvolver o dom de mediadora da personagem. Mas decidi dar mais uma chance à série e, devo dizer que, minha opinião mudou...para pior.

~~~*~~~
Aos olhos de Suzannah, as coisas não parecem mais tão ruins. Ela estava se adaptando bem à Carmel, Califórnia, havia feito novos amigos, descobriu que não era a única com poderes paranormais, e adquiriu uma certa popularidade. Agora só faltava arrumar um namorado. Havia o Jesse e, apesar dele ser lindo e carinhoso,  ela não podia se apaixonar por ele. Afinal, Jesse é o fantasma que mora em seu quarto.

Então Suze conheceu Tad. O rapaz mais bonito e rico da cidade e, por incrível que pareça, ele se interessou por ela. Finalmente Suzannah teria um encontro com uma cara vivo, e ela mal podia esperar pelo seu primeiro beijo. Mas logo sua sorte mudaria.

Suze era uma mediadora e os espíritos atormentados não a deixavam se esquecer disso. Novamente sua vida se complicou quando o fantasma de uma mulher lhe implorou por ajuda. Não havia como escapar dessa missão.
Na tentativa de ajudar a misteriosa mulher, Suzannah descobre que homicídios foram cometidos em nome da ganância. Quando se dá conta...está envolvida em um jogo perigoso.
Os espíritos a perseguem, mas são os vivos que ameaçam sua vida. Ajudar as almas  a encontrar o caminho da paz não é nada fácil e mesmo pensando que pode resolver tudo sozinha, Suzannah precisará do apoio e da ajuda de seu fiel fantasma, Jesse.
~~~*~~~
Apesar de "O Arcano Nove" ter sido escrito para o público juvenil, eu não consigo entender o porquê de uma narrativa tão superficial e sem conteúdo. A trama deveria abordar o dom de Suzannah  ao ajudar os mortos, certo? Mas não é exatamente isso o que acontece. A mediação acaba ficando em segundo plano, e tudo acaba girando em torno do umbigo de Suzannah. 
Pela primeira vez, senti profunda antipatia por um personagem. Suzannah é uma adolescente egoísta, grosseira, agressiva e até cruel. Se o leitor não se ater aos detalhes ou não se importar com uma trama simples, pode até achar a história divertida. Mas se você for observador e mais exigente perceberá que a autora, além de usar um linguajar pobre, deu mais ênfase às qualidades ruins de Suzannah. Os diálogos maldosos do tipo: Fulano é patético, Sicrano merece porrada, gato estúpido e imbecil, cachorro idiota, etc, me incomodou. Fechei o livro com a sensação de que, para uma pessoa que recebeu o poder de lidar com a vida e a morte, Suzannah deveria ser mais sensível e menos indiferente e egoísta.

O que se salva no livro é Jesse, o fantasma gentil e carinhoso que mora no quarto de Suzannah.

Minha opinião é contraria a da maioria dos leitores. A série A mediadora é muito aclamada pelos fãs, mas que não me agradou em nada. Para mim, a série acabou em O Arcano Nove. Parei!

Cabot, Meg. O Arcano Nove. Galera Record, 2005. 269 pg. (A Mediadora, Vol. 2)

18 comentários:

  1. ei Hérida. ^^

    gosto é complicado, li o primeiro livro e amei, estou doida para ler os próximos.
    Tenho certeza que vou amar a série, hauahua. Acho ela divertida.
    ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi Hérida!!!
    É realmente horrível quando um livro nos decepciona, fico com a sensação que a autora pouco ligou ou pensou nas pessoas que iriam ler.
    Não é a primeira vez que leio algo negativo sobre essa série. Desta vez não vou nem querer ler para ver se concordo ou não. Já decidi estou fora desta.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li Meg Cabot, queria começar por esta série, agora estou com medo... De qualquer maneira minha pilha já esta mto grande mesmo...

    Bjos!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ai, Hérida! Eu gosto dessa série, mas faz tanto tempo que li. Nem terminei de ler a série... Preciso observar melhor os detalhes... Apesar q tb odeio a protagonista!
    Mas eu gosto do Jesse! Ele salva um pouco...

    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Eita, e eu que pensava em comprar... desisti!!
    Com tantos livros bons por aí, não podemos perder tempo e dinheiro com aquilo que não nos diverte e nem nos acrescenta, né??

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  6. Só li o primeiro, por isso li sua resenha "por cima"
    e devo dizer que fiquei com um pé atrás por você não ter gostado meesmo da série.
    Devo dizer que o primeiro livro da série também não foi o melhor livro que li da Meg, então pode ser que eu também venha a não gostar da série :/
    Enfim, vou arriscar o segundo livro e ver se gosto.
    Caso não goste, vou fazer igual a ti hihi

    Beijinhos! xx

    ResponderExcluir
  7. Ooooo serio vc não gostou??/
    Agora sim q fiquei curiosa para ler OO!!!
    Ahauhauahu....

    ResponderExcluir
  8. Nossa, o nome até tinha me chamado a atenção (nunca li Meg Cabot), mas depois de saber disso... tô fora! Vou procurar livros melhores para ler (ainda mais por que adoro coisas sobrenaturais, acho que seria a maior decepção)!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Hérida!

    Pelas resenhas que eu lia, nunca me animava a ler essa série. Sempre tive minhas desconfianças... e agora q vc resenhou, me convenci de que não vou mesmo ler.
    Mesmo assim, adorei a resenha. Vc expôs bem a trama e sua opinião.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ei Hérida,

    Ahhh eu adoro a série, o Jesse é tudoooo. E eu entendo a revolta da Suze...tem personagens muito mais chatos sem motivo algum. Ela perdeu o pai pequena, via fantasmas sem saber o q era e o que fazer, ninguem acreditava nela, era vista como maluca etc rsrsrs. Eu tbm ia querer chutar a bunda destes fantasmas, confesso kkkkk

    E o padre vai ajudar ela hehe

    bjoo

    ResponderExcluir
  11. AHAHAHA
    Meg tem dessas mesmo. Quando eu resenhei Sorte ou Azar teve gente que comentou no msn que odiou o livro. Eu gostei. Vai entender ?
    Sobre essa série A Mediadora, realmente o povo fala muito bem. Achei legal ler uma resenha negativa porque expõe outro ponto de vista.
    Saudades de vc !

    Bjs

    Luka

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    nossa pois bem to louca para ler algum livro da meg mas com o que tu disse sei lá. ia começar com essa serie mas dai pensei bem e se nao gostar ai to pensando em pegar um livro so dela para ver se eu curto o jeito dela escrever bom vamos ver ne...Se quiser dar uma passadinha la no blog tem resenha nova. Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  13. Uau, não esperava isso deste livro. Não li nem o primeiro ainda apesar de querer muito. Uma amiga é LOUCA pela série e me deixou curiosa para ler, acabo que nunca compro porque nunca está em promoção, acabo comprando outros. Acho que por se focar em um público teen, não deu muita importância ao dom da personagem e mais aos dramas adolescentes dela, enfim.. ainda quero ler o livro mas não gosto de livros com abordagem teen demais. Do pouco que peguei pra ler da Meg Cabot não gostei, vou abrir excessão só pra esse, hahaha. Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Oi, Hérida,agora deu certo, rsrsrs
    Na verdade eu nunca li nada de Meg Cabot, e os comentários não são muito bons,né? Como tenho uma lista muito grande pra ler,não vou pensar nele por agora. Valeu a dica1 Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gosto é gosto né... rs
    Eu li o primeiro adorei e estou doida para ler esse, acho que não vou desistir por mais que parece que este não tenha sido muito bom!! =)
    Só o que estraga um poquinho é que todo mundo é rico e lindo! =S

    Deu pra perceber também que não gostou muito pelo tamanho da resenha! rsrsrs
    Geralmente são grandes e todas empolgadas!

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  16. Aim eu li tds os livros
    gooooostei bastante
    bjokas

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Eu amo a série...porém este 2° livro não me agradou muito, pois o texto e o desenrolar da história estão fracos e como vc mesma disse os defeitos de Suze são bem enfatizados, isso não é muito legal!

    Mas na minha opinião o 3° livro melhora e o 4° ainda mais,está sendo progressiva a melhora, mas claro que gosto é gosto.Mas quem sabe vc não gosta dos outros!

    E o que falar do Jesse ele é simplesmente perfeito ou como ele mesmo diz HERMOSO!

    Não sei se vc sabe, mas vai virar filme, a disney comprou os direitos.

    ^^

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que pena. Eu gosto tanto dos livros da Meg (apesar de não ter lido todos os que ela escreveu). Acho que essa é uma leitura mais Teen, e por isso você não se identificou. Fala sobre os "dramas" vividos na adolescência da Suze - como estar apaixonada por um cara que nem ao menos está vivo, e que aparentemente não gosta dela; falar com seres que podem invadir sua vida a qualquer hora do dia e da noite, principalmente quando não é muito conveniente; o medo de ser taxada de kiouca se alguém descobrir seu segredo, etc -. Particularmente, eu amei a série. Li todos os livros e, admito, o segundo não foi o melhor dos seis. Acho que, em todos o YA da Mega, ela consegue abordar o tema da adolescência com destreza, fazendo com que, na pele de seus personagens, os jovens identifiquem seus prórpios dramas. E é isso o que faz dela uma boa autora.

    Acho que falei demais, mas enfim...
    BeijoS

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL