target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lançamento: A Mão de Fátima ( Ildefonso Falcones)

Quem acompanha o blog sabe o quanto sou apaixonada por romances históricos e épicos medievais. Em 2009 conheci o talentoso autor espanhol Ildefonso Falcones através de seu primeiro livro "A Catedral do mar" e me apaixonei por sua forma de escrever desde então.
"A Catedral do Mar" é fascinante, um romance histórico ambientado em uma Barcelona medieval no séc. XIV e que retrata a construção da Catedral de Santa Maria Do mar, um templo gótico. O livro é maravilhoso e vocês não podem deixar de conhecê-lo. Ele é considerado um "Pilares da Terra" catalão.
Mas hoje estou aqui para falar da minha grande alegria ao saber que a editora Rocco está lançando mais um livro do autor aqui no Brasil. Depois do sucesso internacional com A catedral do mar, fenômeno editorial que vendeu mais de quatro milhões de exemplares em todo o mundo, o catalão Ildefonso Falcones está de volta com mais um romance histórico emocionante, com fortes elementos de aventura, paixão, amor e traição.

Inicialmente estranhei o título do livro, mas após uma simples pesquisa descobri o seu significado.

A Mão de Fátima é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islã como um amuleto protetor. Também é conhecida como Hamsá, Chansá, mão de Deus, mão de miriam etc.

A Mão de Fátima é um artefato místico e é considerada uma representação da mão de Fatima bint Muhammad, filha de Muhammad (Maomé), profeta do islã, significando os cinco mandamentos fundamentais que todo muçulmano precisa cumprir, os chamados "cinco pilares do islã: jejuar no mês do Ramadã, peregrinar a Meca, orar diariamente, fazer caridade e declarar a chahada - profissão de fé que atesta a crença do muçulmano em Deus e no profeta Muhammad.

Uma outra explicação, no judaísmo, é que esta é a mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. Seu uso como um amuleto é muito comum pelos judeus contra o mau-olhado e outras espécies de desgraças.                                                                Fonte
 É incrível a alusão ao talismã e só serviu para atiçar ainda mais a minha curiosidade. Fiquei com comichões por causa do livro e logo teremos resenha aqui no blog.

Conheçam mais um pouquinho desse lançamento:
 
Em 1568, nos vales e montes das Alpujarras, ouve-se o grito da rebelião: fartos de injustiças, saques e humilhações, os mouriscos enfrentam os cristãos e iniciam uma luta desigual que só poderia terminar com a sua derrota e consequente dispersão por todo o reino de Castela.
Entre os sublevados encontra-se o jovem Hernando. Filho de uma mourisca e do sacerdote que a violou, é repudiado pelos seus, devido à sua origem, e pelos cristãos, por força da cultura e dos costumes da sua família. Durante a insurreição conhece a brutalidade e crueldade de uns e de outros, mas também encontra o amor na figura da corajosa Fátima dos grandes olhos negros. Depois da derrota, obrigado a viver em Córdova e face às dificuldades da vida quotidiana, todas as suas forças se concentrarão em conseguir que a sua cultura e religião, as dos vencidos, recuperem a dignidade e o papel que merecem. Mas para isso deverá correr riscos e empreender audaciosas e perigosas iniciativas.
Enquanto Barcelona teve um papel preponderante no romance anterior do autor, A catedral do mar, em A mão de Fátima há dois importantes cenários: as montanhas escarpadas de Alpujarra, e Córdoba, a cidade do Califa, com sua mesquita, antigo bairro árabe, suas ruas e seu povo, ambas no sul da Espanha. E se a igreja se tornou um símbolo do aclamado bestseller de Falcones, dessa vez a mesquita e a luta do povo por liberdade servirão de contraponto para a jornada pessoal do protagonista. 

Sou suspeita para opinar, mas eu adorei o mote do livro. E você, o que achou?

16 comentários:

  1. Adorei tb, e sua empolgação empolga qualquer um!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu não conheço o autor, =/. Mas pela sinopse o livro é interessante. Vou esperar resenha sua para ver se o livro vai fazer meu estilo. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Uau hein? Fiquei com vontade de ler, é o tipo de livro que eu gosto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que a primeira vista, pela capa e título, ele não me chama a atenção, mas vc falando com tanta paixão sobre o autor e lendo a sinopse parece muitooo interessante!
    Pessoalmente, já me envolvi em pesquissa sobre o mundo medieval e sempre adorei! Legal ver um livro bem elaborado abordando essa época, ainda mais a cultura religiosa e mistica!

    bjuss

    ResponderExcluir
  5. \o/
    Mais um superlivro! Não conheço o autor, mas só pela sua empolgação, já estou mais que ansiosa pela resenha! O título é interessante, e a sinopse também!
    A capa de Abóbada parece ter tudo haver! Taái, gostei!

    ResponderExcluir
  6. Também adoro romance histórico, mas ultimamente estou precisando de um estimulo"zinho" para voltar á ler esses livros tão ricos em descrições.

    Valeu a dica do autor também =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ei Hérida,

    Nossa imagina quando for a resenha, se no post de lançamento já está assim tão empolgada rs. Vou aguardar a resenha, não conhecia o autor, achei o significado do título muito interessante.

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor, mas gostei dos livros. Procurei "A Catedral do mar" e parece que está esgotada. Quem sabe começo lendo esse, parece bem interessante.
    Bjs!
    Monique

    ResponderExcluir
  9. Nossa que diferente ! Adorei e só agora entendi a sua empolgação :-)

    ResponderExcluir
  10. Acho que a melhor coisa desse tipo é onde se passa, é tudo sempre bem detalhado e construido nos minimos detalhes. Autores de Romances históricos tem isso em comum, e como vc fala tão bem desse (ainda não conhço) ele deve ser assim!
    A gente acaba transportada pra outro mundo em outra época e a viajem é sempre a melhor parte!
    A dica é muito bem vinda, vou ficar de olho...

    J.P. de http://caraminholasdejp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Hérida!!
    MAl posso esperar para ler sua resenha sobre esse livro. Vc falou tanto dele na festa que estou mais que curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhh agora entendi o que é "mão de Fátima" ^_^

    ResponderExcluir
  13. Eu não conheço o autor mais achei interessante a resenha.

    Beijos
    Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  14. Oi, Hérida.

    Sou apaixonada por livros históricos, mas faz tempinho que não leio nada do gênero. TEnho saudades!

    Adorei a sinopse e o tema tem a minha cara, porque amo misticismo. Mal posso esperar para le-lo.

    Já estou anotando aqui na minha lista de desejos. (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Hérida, meniiiinaaaaaaaaaa

    Por causa de SUAS resenhas, apaixonei-me pelo livro, afff...
    Quanto entusiasmo, emoção... conclusão: comprei o livro! E "A Catedral do Mar" está em favoritos...a listinha está crescendo absurdamente, rs.

    Infelizmente, se pude... compraria tudo e mais um pouco.
    Ah, também comprei e estou lendo no momento "A Descoberta das Bruxas"... por culpa de quem?!?! rsss.

    Menina, parabéns pelo seu amor e por conseguir passar isso através de sua escrita.

    Seu blog está em minhas consultas diária... diria que deixo conectado no blog... hehe

    Uma pergunta: o que fazem com tantos livros?!?
    Trocam, emprestam, doam...
    Poderiamos fazer um clube de empréstimos, não acham?? tipo skoob ?

    Também acompanho as meninas "Um livro no Chá das Cinco, Leitura (mais que) obrigatória, As meninas que leem livros... " fico doidinha com os lançamentos.

    Parabéns à todas vocês, por compartilhar esse amor, essa magia que nos transporta, nos engrandece e contribui para o nosso crescimento e conhecimento.

    Obrigada

    Kaka Freitas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL