target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 27 de abril de 2011

“ESCURIDÃO” (Elena P. Melodia)

Está escuro.
Ando, mas não saio do lugar. Minhas pernas pesam como chumbo e na minha cabeça batem golpes dos passos imóveis que martelam sem parar. Começo a sentir frio. Tremo e não consigo me aquecer. Meus braços também estão paralisados. Doem de uma dor que nunca senti antes, quase como se estivessem sendo arrancados.
Tento gritar, mas não consigo. Emito apenas um fio de voz rouca e desafinada, como o som de um instrumento de sopro que ficasse muito tempo embaixo d’agua.
Onde estou?

“Escuridão” é o primeiro romance sobrenatural da série My Land escrita pela autora italiana Elena P. Melodia. Não se deixe enganar pela classificação do livro, este não é um romance sobrenatural comum, onde lemos sobre adolescentes saudáveis, com problemas frívolos e que tem como palco os típicos colégios americanos. Escuridão relata o cotidiano de jovens europeus, instáveis emocionalmente, excêntricos e protagonistas de atos que refletem perturbações psíquicas. A inquietação e o desejo de desvendar os mistérios que afligem os personagens, me mantiveram colada em suas páginas.
~~~*~~~
A fronteira entre o sono e a vigília quase não existe mais, os pesadelos parecem reais e a realidade se tornou um inferno. Desde o dia do acidente, pesadelos, agitação e terríveis dores de cabeça assaltam as noites de Alma. Mas a intensidade dos sonhos pioraram desde que comprou o caderno roxo. Um dia chuvoso, uma papelaria estranha e Alma se viu seduzida por aquele caderno.
 
Aos 17 anos Alma é inteligente e decidida, mas sua vida não é nada fácil. Dona de grande beleza e habituada a ser admirada e desejada, Alma se tornou uma pessoa arrogante e indiferente. A liderança também faz parte de seus atributos, e seu grupo de amigas é unido. Seline é uma gorata bondosa, ingênua, que atrai por sua doçura e delicadeza. Naomi é determinada, observadora e possui um senso prático invejável. Já Agatha, é uma pessoa lúcida, tranquila e metódica, mas que transmite um ar profundo, como se escondesse algo.
Em casa as coisas não andam muito bem. Sua mãe, Jena, é divorciada do pai de Alma e viúva de seu segundo marido. Sua irmã Lina, após presenciar uma tragédia familiar, fechou-se em silêncio absoluto. Seu irmão, Evan, é rebelde, isolado, e expressa toda sua agressividade na aparência física, perfurando o corpo com diversos piercings. Uma forma de agredir a si mesmo.
 
Após um de seus pesadelos, Alma descobre que escreveu um estranho conto em seu caderno roxo. O mal se revelou para Alma, e todos que a rodeiam são atingidos por uma onda nociva. Após uma brincadeira de mal gosto, Seline deixa de ser uma garota alegre e saudável, Naomi se envolve com um grupo de fanáticos e sofre abusos físicos e psicológicos e Agatha começa a revelar sua verdadeira natureza…algo maligno.
 
Os sonhos se repetem e os contos continuam a ser escritos durante a noite. Mas o terror de Alma piora quando ela percebe que os pesadelos do caderno roxo se tornam realidade, que tudo se concretiza pouco tempo depois.
Alma está assustada, sua vida corre perigo e a única pessoa que parece saber o que está acontecendo é Morgan. Ao mesmo tempo distante e próximo, Morgan está sempre pronto para defendê-la do mal que agora a persegue. 
Alma ainda não entende o que está acontecendo, mas tem uma única certeza…a de que foi tocada pela escuridão.
~~~*~~~
“Escuridão” me conquistou logo no primeiro capítulo. A escrita da autora é muito rica e profunda, repleta de elegância e descrições belíssimas. O livro é narrado em primeira pessoa e, sob o olhar de Alma, experimentamos a sensação angustiante que o livro promete e somos envolvidos em um mundo de sonhos sombrios e aterrorizantes. 

Alma é uma garota com pensamentos cruéis e opiniões severas. Ela é intransigente e muito critica com as pessoas que vivem a seu redor. Sob um olhar superficial, Alma é egoísta e age como se o mundo girasse em torno do próprio umbigo. Ela destila veneno, é amarga, irritadiça e com certeza imatura. Mas Alma é mais que isso, para mim, sua sagacidade, seu humor ácido e autoconfiança na estratosfera; só fizeram da personagem uma criatura interessantíssima. Ela está longe de ser entediante. 
Gostei muito dela, uma personagem falha, repleta de defeitos e com aquela ingenuidade característica dos adolescentes que pensam ser intocáveis. Mas toda essa prepotência começa a desvanecer quando seu mundinho rui, aquela vidinha ilusória de garota popular, vazia e superficial - visto através de lentes “cor de rosa” - é substituído pelas trevas…o mal toma conta de seus sonhos. Foi muito legal acompanhar o amadurecimento de Alma ao longo do livro, ela passa a se conhecer melhor e a mudar seu comportamento.

Quase todos os personagens em destaque estão sob uma aura carregada de conflitos e tumulto. As relações no seio familiar de Alma também são expostas como algo desarranjado...fora dos eixos.

No ambiente escolar as coisas não melhoram. Alma é a líder de um grupo de meninas, os laços de amizade entre Alma, Seline, Agatha e Naomi parecem ser fortes no início do livro. Porém, com a evolução da história, percebemos que essa relação é frágil e que, gradativamente, elas se afastam devido as constantes suspeitas e desajustes emocionais. 

Escuridão é escrito sob uma atmosfera sombria e de ameaça. A prosa mais requintada e detalhada da autora pode incomodar leitores acostumados com uma escrita mais simples e fluida. Porém, vale a pena conhecer um texto diferente, escrito com beleza e distinção. 

Leia e descubra segredos terríveis e o quão perigosa pode ser a escuridão.

Melodia, Elena P. Escuridão. Suma de Letras, 2010. 332 pg. (série My Land, Vol. 1)

25 comentários:

  1. *-*
    Estou com esse livro aqui na minha estante, mas ainda não tive tempo de ler - parece ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Hérida,

    Resenha perfeita, adorei o ritmo e a descrição que você fez dos personagens.

    Eu tbm adorei o livro, estou louca para ler a continuação e gostei muito de Alma com todas suas imperfeições.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo!!! Vamos ver se concordarei com vc...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Hérida!
    Eu li escuridão no ano passado e adorei! Além de ter uma trama super interessante, a capa é linda. Terminei esse livro cheia de perguntas que só serão respondidas no próximo volume (assim eu espero!rs). Uma das coisas que mais gostei tbm foi o amadurecimento da Alma a cada capítulo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hérida, a resenha ficou maravilhosa! O livro é muito bom né, não vejo a hora de le-lo, espero que não demore!bjinho!

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro *-* mais vou falar que prefiro a capa antiga a essa nova, eu tenho o livro com a antigo, espero que lancem os proximos seguindo essa linha....
    Eu simplismente adorei esse livro, apesar de o tipo da narrativa ser um pouco diferente da habitual, depois pega o jeito e vai embora, nossa comecei a devorar o livro logo de cara, e depois que os misterios começaram a se fazer quiz descobri-los o mais rapido possivel, o que me deixou triste foi que ainda não revelaram muita coisa sobre o Morgan. E por um acaso alguém sabe quando será o lançamento do segundo volume da serie???
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Oi Hérida!!!
    Como sempre uma resenha linda!!!
    Escuridão já está na lista, mas depois que li algumas resenhas não tão positivas, ele tinha perdido seu. Agora ele volta novamente e furando a fila. kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não gosto da temática, porém admiro o modo como elaborou a resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e tenho o livro aqui, porém, sei lá... ele ainda não está me chamando p/ ler, sabe, kkk. Vou deixar p/ mais tarde. Acho essa capa super bonita. ^^ Beijos. :*

    ResponderExcluir
  10. eu já tinha visto essa capa antes
    mas nunca tinha parado para ler a resenha
    só que, não me chamou muita atenção,
    gostei da resenha, mas é o tema que não me agrada...
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Ei Hérida!
    Será que fui a única que não gostou desse livro? =P
    Eu só terminei pq tinha comprado, pq já não estava aguentando mais a Alma e seus problemas.
    Achei que a história se perdeu.
    Vou ler a sequência (quando sair e barato) só pq sou brasileira e não desisto nunca...kkk
    Bjins

    ResponderExcluir
  12. A capa é çinda e a história parece super interessante! Diferente.
    Muito legal a resenha! Valeu pela dica, Hérida!
    Beijos!
    Mari
    Tijolinhos de Papel.

    ResponderExcluir
  13. essa caapa é MUITO melhor do que a da 2º edição
    adoorei a resenha
    quero leer esse livro *-*

    ResponderExcluir
  14. Realmente todo mundo diz que esse livro pe diferente e tem um escrita peculiar.. curto muito isso, estou louca para ler! Oo

    ResponderExcluir
  15. Oi Hérida,
    Estou com esse livro na estante e finalmente coloquei ele na lista de próximos! Que coincidência!! rs...
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  16. Uou! Deus abençoe os blogs literários, porque se não fosse por essa resenha, eu jamais olharia para esse livro duas vezes.
    Sempre que eu vejo livros classificados como romances sobrenaturais, eu já quero correr na direção oposta. Esse tipo de preconceito, que antes não existia, ta me impedindo de conhecer vários livros legais. Preciso mudar urgentemente isso.
    Obrigada pela resenha e por me abrir os olhos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Hérida!
    Essa é a capa nova né?
    Ainda não gostei muito, mas melhor que aquela antiga. haha
    Adorei a resenha! Só me deixou ainda com mais vontade de ler. Ele já tava na minha lista, mas ainda não tive a oportunidade de pegá-lo. =/
    Acho que vou gostar bastante também. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. adorei a resenha, fiquei morrendo de vontade de ler o livro!!
    Eu já havia visto sua capa, mas minha curiosodade não alem disso, e agora com sua resenha, fiquei interessanda nessa nova história!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Adoreeeei sua resenha! O livro com certeza vai subir na pilha! hehe :D

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha e do tema da história. Estou bem interessada no livro, mas gostaria de conseguir a edição com esta capa, não gostei da nova.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  21. Uau...fiquei curiosa, e claro pensei: - Imagina se isso acontece realmente? eu levaria um baita de um susto. kkkk e como sou uma romantica inveterada, fiquei imaginando se ela em vez de escrever coisas do mal, escrevesse sobre o amor...imagina sonhar com tudo de bom que vai acontecer quando se está apaixonada....todas as trapalhadas que vai fazer...kkk...iria virar comédia.

    Bem voltando a resenha, Hérida ficou maravilhosa, espero ter a oportunidade de conferir a história um dia...beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Bom, Hérida, vc me convenceu! Eu já tinha lido algumas resenhas, mas mesmo sendo de um tema que gosto, algo nele não me despertou interesse... acho que é pq ninguém falou tão bem como Alma é uma personagem "carregada", quase do mal... (pelo menos, é a percepção q tive... hahah)
    Adorei a resenha!

    bjuss

    ResponderExcluir
  23. Que resenha ótima, já havia lido resenhas deste mesmo livro em outros blogs mas confesso que adorei a sua, fez com que eu ficasse mais ainda doida para ler este livro.
    Parabéns!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  24. Que ótima resenha.Já havia lido resenhas deste mesmo livro em outros blos, mas confesso que a sua me deixou com mais vontade ainda de ler este livro.
    Parabéns!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  25. Essa Editora Suma tá que tá! suhaushuash Quero mto ler esse livro. XD

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL