target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 20 de abril de 2011

“A FÚRIA DOS REIS” - As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin)


Uma cicatriz de sangue cruza o céu. Um sinal, o presságio de que o tempo de paz chegou ao fim. O cometa vermelho anuncia o caos. Senhores se autoproclamam reis e encontraram nesse astro a força necessária para marcharem em batalha, indo de encontro ao derradeiro destino. Os Setes Reinos de Westeros estão em fúria, a magia renasce, e já não existem mais inocentes…

Quando os reis estão em guerra, a terra toda treme!

“A Fúria dos Reis” é o segundo volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo escrita por George R. R. Martin. Leia também a resenha de "A Guerra dos Tronos". Eu gostaria de ser capaz de descrever em poucas palavras as 653 páginas desse livro. Mas não ousei, não me atrevi a escrever uma resenha rasa de uma obra tão grandiosa. Peço paciência aos leitores, porque essa resenha será extensa.
~~~*~~~
A morte de um rei fomentou o caos. Westeros está prestes a queimar sob a revolta de seu povo. Senhores se autoproclamaram reis e vassalos marcham orgulhosos sob seus estandartes.

Muitos Reis se levantaram para governar apenas um reino.

Em Porto Real, Joffrey, o imaturo e tirano herdeiro de Robert Baratheon é quem ocupa o trono de ferro. Orgulhoso e cruel, o rei menino rege incitando o povo à desordem e ao rancor. Mas sua pouca idade não lhe permite governar de fato. O poder de decisão está nas mãos de sua mãe, a ardilosa Rainha Regente Cercei.
Rodeada por aduladores e conspiradores, Cercei está habituada a ter seus desejos atendidos. Porém, ela encontrará oposição a seus desmandos na irônica figura de seu irmão Tyrion, o anão agora investido de poder como “mão do rei”. Tyrion está disposto a colocar ordem na corte, e para isso deverá provar que, mesmo sendo considerado um "meio homem", é ele quem foi revestido de autoridade. Ele conquistará grandes aliados, mas também encontrará inimigos dispostos a tirá-lo do caminho.

Reunindo um vasto exercito em Ponta Tempestade, antigas terras da família, Renly Baratheon se autoproclama Rei. Mesmo não sendo herdeiro direto ao trono, Renly acredita que é o mais indicado para reinar. Ele é carismático, forte e conquistou importantes e leais seguidores.

Porém, em Pedra do Dragão, seu irmão Stannis Baratheon não aceita a ousadia de Renly em se considerar o mais digno de ser Rei. Stannis, sendo o irmão mais velho, decide reivindicar a coroa e enfrentar Renly como seu adversário. Mas seu exército não possui força suficiente para lutar nos campos de batalha. Stannis encontra uma valiosa aliada, conquista o apoio e a força de Melisandre - a sacerdotisa vermelha - uma poderosa feiticeira que cede seu poder à causa desse Rei.

Robb Stark foi coroado Rei do Norte, e está reunido com seu exército em Correrio. Ele também trava suas batalhas e busca vingança contra os Lannister. Na ânsia de conseguir mais aliados, Robb confia naquele que pensou ser seu amigo. Mas ele descobrirá que, quando uma coroa está em jogo, não existe lealdade e fraternidade.

Enquanto Reis lutam pelo poder e pelo Trono de Ferro, o povo sangra.

O destino da família Stark continua penoso, estão separados e cada um deve lutar contra os infortúnios da vida com as armas que possuem.
Na corte, Sansa Stark continua como protegida/refém dos Lannister. As consequências de suas ações pesaram e ela começou a aprender o doloroso significado da prudência e submissão. 
Vagando pelo reino devastado, Arya Stark - uma menina com espírito de guerreiro - se reveza entre se manter viva e planejar uma forma de se unir à sua família.
Bran está em Winterfell, deixou de lado as coisas de criança para se tornar o Senhor da casa Stark. Ele sofre com a incapacidade física, mas seu espirito se torna livre enquanto dorme. Porém, Winterfell está nas mãos de um menino e homens sedentos por poder se sentirão livres para ameaçar as terras dos Stark.

Além da muralha de gelo, John Snow e a Patrulha da noite, partem em direção à Floresta Assombrada em busca de respostas. O inverno está chegando, e estranhos acontecimentos ameaçam invadir o reino. Sua busca colocará em xeque o destino da Patrulha da Noite, e john será obrigado a provar sua lealdade. Pela primeira vez, evocar seu juramento e o desejo de vestir o negro lhe deixará um gosto amargo.

Mas o verdadeiro perigo se encontra no distante leste. Daenerys – a filha da tormenta – tenta encontrar uma forma de retornar a Westeros e reivindicar o trono dos Sete Reinos. Ela se tornou a “Mãe de Dragões”, e estes estão prestes a trazer fogo e morte.
~~~*~~~
Escrita rica, ambiente detalhado e personagens intensos são apenas algumas das características que me fascinam nas Crônicas de gelo e Fogo. Novamente um grande número de informações são reveladas ao leitor através de vários narradores. Cada capitulo é apresentado sob o olhar de um personagem diferente e todas as informações são perfeitamente entrelaçadas. Essa maneira de contar a história nos permite conhecer intimamente cada individuo, ter um vislumbre de cada estratégia traçada, de cada plano arquitetado, sentir e conhecer a essência de cada personalidade. O leitor não fica à margem da trama, tendo uma perspectiva unilateral ou ampla demais oferecida por um narrador externo.

As Crônicas de Gelo e Fogo é literatura fantástica para adultos, aqui não há melindres ou frouxidão textual. O autor não poupa o leitor de cenas impactantes, ele não vacila em entregar à morte os personagens mais carismáticos, dar vitória ao mais vil dos homens e perpetrar agressões, insultos e humilhação aos queridinhos do leitor. Martin extirpa a inocência que encontramos em muitos livros de fantasia.

Em “A Fúria dos Reis” o fator fantástico está mais pronunciado. Porém, até o momento, o leitor não encontrará muitos fogos de artifício no tema fantasia. Encontramos, sim, criaturas míticas, magia e seres sobrenaturais. Mas esses elementos são incorporados de forma desafetada à trama, dando prioridade ao suspense e não a explosões que beiram o absurdo. Porém, a fantasia de Martin possui uma atmosfera lúgubre e opressiva, que provoca uma sensação de apreensão.

Aqui não há bons ou maus, os personagens são muito humanos, falhos e cada um tem seu lado sombrio. Tomam decisões - que podem ser cruéis - de acordo com seus interesses, em defesa de sua casa, ou obrigados por situações impostas pela guerra. A maldade ou benevolência depende do ponto de vista do observador.

Neste segundo livro, novos personagens são postos à narrativa. Entre eles está o corsário Davos e o "vira-casacas" Theon Greyjoy.
É sob o olhar de Davos que conhecemos Melisandre. Conhecida coma a sacerdotiza vermelha, é ela quem ostenta o poder da magia e introduz na história um dos aspectos mais obscuros da fantasia.

Tyrion Lannister foi o meu personagem favorito, agora retornando com um maior destaque na trama. Tyrion é um anão que "bamboleia" austero pela corte com sua inteligência pungente, perspicácia e astúcia. Seus diálogos são carregados de sarcasmos e ele se reveste de um humor negro desafiador.

Definitivamente, essa série é a melhor que já li. Não pela abordagem politica, fantástica ou épica que compõe a trama, pois encontramos esses mesmos elementos em outras obras. Mas pela construção original e multíplice. A trama de Martin é intrincada, repleta de personagens ricos e complexos, conflitos políticos, choque de ideias e, principalmente, uma disputa acirrada pelo poder de uma coroa e um trono.

“A Fúria dos Reis” veio para cimentar minha paixão pela série, e ao terminá-lo me senti órfã…desamparada. Com aquela sensação de que minhas próximas leituras não me trarão o mesmo prazer, que os livros serão todos ofuscados. Agora, só me resta aguardar a próximo volume. Que venha “A Tormenta de Espadas”!

Martin, George R. R. A Fúria dos Reis. LeYa, 2011. 653 p. ( As Crônicas de Gêlo e Fogo, Vol. 2)
 

30 comentários:

  1. "Enquanto Reis lutam pelo poder e pelo Trono de Ferro, o povo sangra."... Uauu...Essa frase foi épica!
    Tô morrendo pra ler a série, deixei pra comprar depois e agora que estreiou a série os livros subiram...Ó vida!
    Mas de qualquer forma não dá pra demorar muito porque quero ver a série depois de ler o livro e to me segurando!
    E ainda depois dessa resenha, deu mais vontade ainda!
    Precisooo ler essa série!

    ResponderExcluir
  2. ei Hérida, ainda não li esse livro. =/
    tenho o primeiro em casa, mas até hoje não li (ele é enorme)
    Sua resenha está super empolgante, vou comprar esse segundo também, mas vou esperar promoção, rsrsrs.

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o primeiro livro e não vejo a hora de ler esse. Adorei a resenha.
    BJs

    ResponderExcluir
  4. Aaaaahhhh comecei a ler o meu ontem, mas tô sem tempo naum terminei nem o prólogo... naum li a resenha mas sei que ela está ótima, preciso ler este livrooooo!!!
    Bjos!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ei Hérida,

    Aff preciso ler o primeiro livro, já lançou o segundo, já começou a série, estou super atrasada.

    Não tenho medo das suas resenhas gigantes rsrs, mas não li tudo com medo de spoiler do 1 :P

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi...sou louca para ler essa série. Ainda mais agora que a série da HBO está dando o que falar. rsrs
    bjk

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler essa série, parece ser muito bom... o problema é que o preço ainda está bem salgado, vou esperar uma promo ou um desconto progressivo para fazer a festa...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  8. Amiga!!!!
    Vc amou mesmo essa série!!!
    Foi impossível não perceber sua paixão em cada uma das frases escritas.
    Fiquei até com medo de ler, kkk, medo de não ser capaz de suportar tanta carga emocional, mas como sou meio masoquista, já anotei a dica e como meu aniversário está se aproximando já sei o que pedir de presente.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Li A Guerra dos Tronos no começo do ano, e não tenho a menor apreensão em dizer, que, com certeza foi e é um dos melhores livros que já li.
    Li o primeiro capitulo de A fúria dos reis, e fiquei muito curioso, agora depois de ler essa resenha, a curiosidade so aumentou.
    Mas quem diria em theon.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  10. Ei Hérida!
    Que resenha apaixonada!
    Fiquei com mais e mais vontade de ler a série. Já tenho o primeiro livro, mas ainda não li.
    Não li a sinopse, só os seus comentários para evitar algum possível spoiler =P
    Parabéns pela resenha! Ficou mto, mto, mto bem escrita!
    Bjins

    ResponderExcluir
  11. Nossa, estou muito desatualizada
    Nem sabia dessa serie...
    Mas amei a resenha e vou ler mais por ela
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Herida,

    Adorei a sua resenha, mostrou os pontos exatos do que pdoemos esperar deste livro.
    Confesso que morro de vontade de le, mas ele é tao grosso e tenho tantos outros livros para le com tao pouco tempo disponivel.
    Mas como vc mesma citou, gosto de autores que nao poupa nada, e é essa leitura que motiva a lê cada vez mais.

    Beijinhos,

    Lilia Reis
    Leituras & Fofuras

    ps. Quero lê a resenhas dos livros que chegaram de Portugal.

    ResponderExcluir
  13. Bom, estou com o primeiro volume aqui. Loooouca para ler! A capa é tudo de bom e a história parece bem interessante!Bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei, Hérida!
    Concordo, essa também é uma das minhas séries preferidas! ^^
    Logo nos primeiros capítulos já vi o quão épica seria. Com o decorrer da história isso só foi se confirmando cada vez mais. =)
    Ainda não acabei o primeiro livro, já que é imenso e eu não consigo ficar carregando pra todo lado. haha
    Vou ver se termino ainda nesse feriado! \o/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Amiga, preciso me controlar rsrs Depois de ler essa resenha empolgada fiquei com vontade de comprar correndo.
    Adorei :-)

    ResponderExcluir
  16. NOssa eu estou ansiosa para ler essa serie muito mesmo, parece ser fascinante! XD

    ResponderExcluir
  17. Oi, Hérida

    Ainda não li o primeiro livro da série, mas confesso que essa sua resenha me deixou muito empolgada!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  18. Oi Hérida,
    Essa é uma série que quero muito ler, mas vou esperar o lançamento de todos os volumes! Enquanto isso vou lendo outras séries que estão aqui na estante!! rs...
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha, como de costume!!!
    Devorei este livro, acho que esta também é a minha série preferida, já estou ansioso para o próximo. O já exagerado número de personagens do 1o livro dobrou neste (ainda bem q temos os apêndices no final do livro, para não ficar perdido). Meus preferido, Tyrion e Arya, estão ainda melhores; desta vez a magia está presente de forma mais explícita, e além da disputa pelo trono temos os conflitos "para lá da Muralha" mais interessantes também.
    Quem ainda não leu recomendo, e quem ainda não leu o primeiro livro: está esperando o quê??? Rs.
    Grande abraço.
    @fabiorgc

    ResponderExcluir
  20. Oii! Acabei de ler esta e a resenha do primeiro livro. Gostei muito! A série INTEIRA já está incluída na minha lista infindável! ^^

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  21. Hérida, fiz um comentário sobre tua resenha lá no blog ^_^
    Ficou mto legal msm!
    Vamos esperar o próximo, né? rsrsrs
    http://gameofthronesbr.blogspot.com/2011/04/resenha-d-furia-dos-reis-no-blog-lendo.html

    ResponderExcluir
  22. Excelente resenha, só de ler fiquei pensando em como vale a pena ler obras assim, e vou falar quando li as palavras reinos, coroas,sobrenatural e outras me lembrei de As Brumas de Avalon que li a pouco e senti alta saudade....não há $$$ que sustente esse meu vicio pela leitura....rsrsr...vou esperar para ter esses volumes...beijoaks elis!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Anotei o nome dos dois livros para ler depoi. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  24. eu ainda nao li o livro 1
    quero mt lerr
    adorei a resenha
    ameeei a capa *-*

    ResponderExcluir
  25. Estou lendo o primeiro livro da série! A história é absolutamente fantástica. Admiro muito escritores que fazem com que nos sintamos dentro do livro. Até hoje 2 escritores tinham conseguido me passar esta sensação. Tolkien é o primeiro, óbvio. O segundo é Bernard Cornwell. Este é capaz de te fazer sentir o cheiro de sangue e pólvora nas batalhas (Isso nos Sharpes!) e de ouvir o choque entre duas paredes de escudo. Agora temos As Cronicas de Gelo e Fogo! Estou animadissimo não só com os 7 livros da série, mas também com as " novels" que serão lançadas em paralelo. Recomendaria As Crônicas de Arthur, a todos que gostaram deste livro. É uma série capaz de não só encontrarmos a riqueza dos personagens e
    suas qualidades, nas intrigas, bondade, convicção e ambição, aliado ao sentimento de realismo absoluto nas batalhas!

    ResponderExcluir
  26. Algo que achei simplesmente épico na série é o fato de você estar totalmente as escuras em relação ao Robb Stark e a guerra que eles travam.
    Robb, por ser um personagem secundario, não aparece muito (acho que ele está em um ou dois capitulos no maximo), e só é mencionado. Então em nenhum momento temos informações dos seus planos de guerra, ficando somente sabendo do que outros personagens contam eventualmente.
    Em contrapartida temos todos os planos dos Lannister pelos olhos de Tyrion, então ficamos o tempo todo em um clima opressivo, sem informações. E cada noticia de vitoria dos Stark, no meio de tanta escuridão nos faz vibrar!

    ResponderExcluir
  27. Essa serie também está na minha listinha (que de tinha nao tem nada) e só estou na espera da promoção x) parece ser muuuuuito bom e sem falar que tem uma coisa que amo: Muiiiitas e muitas paginas.

    =*

    ResponderExcluir
  28. muuito bom esse livro, essa é umas melhores séries, só reforça mais ainda o meu gosto pela leitura! Meu personagem favorito é jon snow, e acho muito legal a personagem da daenerys tagaryen

    ResponderExcluir
  29. Hérida, adoro suas resenhas. Já li A Guerra dos Tronos e estou terminando a Fúria dos Reis. Estou ansiosa por sua resenha sobre A Tormenta de Espadas para saber o que me aguarda no terceiro livro deste épico tão envolvente!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL