target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lançamento: “ENCRUZILHADA” (D’Salete)


Encruzilhada se passa em São Paulo, mas poderia ser em qualquer grande cidade. Anúncios, marcas e grafites são discursos que atravessam esse livro. Seus atores vivem à margem do mesmo sistema que os cria: duas crianças que vivem nas ruas, uma garota de programa, um usuário de drogas, vendedoras de DVDs piratas, um ladrão de carros. Através do quotidiano desses personagens, vemos como o bem ou a justiça diluem-se entre a corrupção e a miséria da cidade grande.

É composto por 5 histórias fechadas e explora o universo urbano, que se passam entre becos, vielas e condomínios de periferia da grande metrópole brasileira, e que são protagonizadas por trabalhadores e desocupados em suas atribulações ordinárias e banais pela sobrevivência.
É um trabalho narrativo mais maduro de roteiro e desenho. Por sua vez, a Editora Leya/Barba Negra finalizou o álbum com ótimo projeto gráfico e profissionalismo editorial.

Seu traço e estilo passam longe daquele trabalho bem acabado e bem definido, limpinho e certinho. Esta “imperfeição”, moldada através de linhas e manchas, tem influência declarada do graffiti e dessa atual topografia urbana sobrecarregada de uma cidade como São Paulo, onde vive o quadrinista.

“Quando lia quadrinhos, tempos atrás, percebi que haviam facetas urbanas pouco discutidas ali. Algo que notava em filmes, graffitis, no rap e nos livros. Esse universo era pequeno nos quadrinhos. E eu podia contar essas histórias sem achar estranho ao meu contexto”, diz d´Salete. 

O prefácio foi escrito por Marcelo Yuca: "O traço é sujo e poético. É Repleto de uma escuridão, de uma dinâmica que remete inevitavelmente a asfixia urbana e o convívio imagético do cinema, da TV, das artes de Rua na criação de um universo jovem contundido pelo desemprego e pelo acaso cruel das grandes cidades".

Conheça e folheie o álbum AQUI!

Sobre o autor:
Marcelo d’Salete mora em São Paulo. Em seus desenhos, ele reconstrói as tensões da cidade, ilustrando-a com extremo lirismo. Partindo das esquinas de sua São Paulo como cenário, d’Salete evoca situações que poderíamos reconhecer em qualquer grande cidade no mundo, realçando a angústia dos grandes centros urbanos.
Pesquisador da arte afro-brasileira, d’Salete também trabalha como ilustrador de livros infanto-juvenis e publicou suas histórias em diversas revistas de quadrinhos no Brasil, na Argentina e na Eslovênia.

d’Salete, Marcelo. Encruzilhada. Leya/Barba Negra, 2011. 128 pag.

5 comentários:

  1. Uma ideia muito bacana, realmente o mundo dos quadrinhos não abordam tanto esse lado do nosso mundo. Acho que é uma forma de chamar nossa atenção, pra o que acontece tão próximo de nós e passa despercebido na correria do dia-a-dia.
    Colocar as imagens de forma a lembrar o grafiti, é uma forma muito boa de torna a história mas próxima, acho que os quadrinhos, cartuns em geral devem sempre utilizar os recursos visuais indispensáveis nesse estilo literário.
    Acabei de folhear o álbum e ficou muito bom. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Hummm... parece bom, né?
    Saudades,
    bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hérida!

    Parece intenressante, especialmente pela questão do aspecto urbano... pelo menos para mim! =)

    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Oi Hérida!
    Não é meu estilode leitura, mas o album parece ser bem interesante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente este não é meu tipo de livro,
    beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL