target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

terça-feira, 21 de julho de 2009

"DRÁCULA" (Bram Stoker)

Ontem, conversando com meu marido, ele me falou algo interessante e que eu não havia pensado. Segundo ele, eu estou em uma fase de "fantasias", porque ultimamente só estou lendo livros de terror, ficção e suspense; todos carregados de seres mitológicos, traições, batalhas, terror e até incestos. Bom... não tenho explicação para isso, o único motivo em que consigo pensar é que a minha vida é cercada de muita realidade. Então... não quero mais realidade, o que eu quero é me deixar levar através da imaginação e entrar no mundo de faz de conta de outrem.

Por isso, vou falar de um livro que, por incrível que pareça, o li há pouco tempo: Drácula (Bram Stoker) é um clássico que foi publicado em 1897 e desde então vem fascinando gerações. O livro é narrado em primeira pessoa, no formato de cartas e diários de vários personagens.

****
Tudo começa quando Jonathan Harker, um corretor de imóveis, vai à Transilvânia ao encontro de seu novo cliente Conde Drácula, que deseja adquirir imóveis e se mudar para a Inglaterra. Harker passa a perceber que seu anfitrião possui hábitos incomuns e se torna assustador, porém Harker passa a questionar sua sanidade, tornando-se prisioneiro do Conde e de três vampiras sedentas.

Já na Inglaterra, Lucy, amiga intima de Mina Murray, passa a apresentar estranhos sintomas: palidez extrema, desanimo e estranhos orifícios em seu pescoço. Como seus amigos são incapazes de solucionar o mistério, recorrem ao famoso médico e cientista Dr. Van Helsing. Este percebe que lucy está sendo atacada por um morto-vivo, mas decide não revelar suas conclusões de imediato.
Apesar dos esforços do médico e após inúmeras transfusões de sangue( que no livro é bizarro, o sangue é transferido diretamente das veias do doador p/ a pobre moça... e a tipagem sanguínea?!), Lucy finalmente morre. Após ser enterrada transforma-se em uma vampira que passa a se alimentar de crianças, então o corajoso médico e seu pupilo Dr. Seward decidem por destruir a criatura pregando-lhe uma estaca no coração, cortando sua cabeça e enchendo sua boca com alho.
Harker foge do castelo de Drácula, se casa com Mina em Budapeste e juntos retornam para a Inglaterra e pouco tempo depois percebem que o morto-vivo agora faz de Mina sua vitima; porém ela também bebe do sangue de Drácula o que os liga espiritualmente ( vampiro tem espírito? Não sei, mas foi a impressão que tive).
Para salvar mina eles travam uma insesante caçada ao Conde, que foge para a Transilvânia, onde ocorre sua destruição e mina se livra de sua maldição.


****

Bem.. o livro é bom, porém confesso que há capítulos com a narrativa cansativa e com pouca dinâmica, o que me fez estranhar, já que o formato do livro nos proporciona vivenciar o mesmo acontecimento através da visão de vários personagens. Outro problema é que Drácula, o personagem principal (ou que deveria ser) é pouco desenvolvido, ele pouco aparece após o primeiro capítulo, descrito por Jonathan Harker.

Todos já ouviram falar do Conde Drácula, geralmente através do cinema, mas a quantidade de pessoas que leram a obra de Bram Stoker é pequena.

Por isso ainda acho que vale a pena!



Um comentário:

  1. hÉRIDA,
    eU AMEI O FILME, AQUELA VERSÃO COM wINONNA rYDER, MAS PEGUEI O LIVRO PARA LER E ABANONEI =(
    POR SER TÃO ANTIGÃO, ASSIM, A LEITURA FOI TÃO MAÇANTE... ^_^ PARA MIM, FALTOU EMOÇÃO...

    gOSTEI DEMAIS DA SUA RESENHA^^, E TE ACHO UMA VITORIOSA POR LTER LEVAO A LEITIURA TÉ O FIM..
    KKKKKKKKK

    BJUSSSSSSS

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL