target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"O FÍSICO" (Noah Gordon)

Já com saudades... terminei de ler "O Físico" - A Epopeia De Um Médico Medieval, o livro é uma viagem através do tempo e do espaço.
Mais uma vez fui arrebatada para um mundo longínquo e inimaginável. A qualidade de vida, pessoas amorais ou perseguições moralistas (principalmente pela igreja) ilustram as dificuldades de viver nessa época. O medo e o preconceito arraigado era um entrave para mentes brilhantes.
Em alguns momentos percebi que as pessoas não evoluíram, claro que houve o advento da tecnologia, os costumes mudaram e o conhecimento aumentou, mas a natureza humana continua a mesma.
~~~*~~~
Na Londres de 1021 vive Rob J. Cole, um garoto especial que possui o "dom" de sentir a vitalidade das pessoas ao tocá-las. Quando fica órfão, é separado de seus irmãos e se torna aprendiz de barbeiro-cirurgião, que na realidade é um charlatão, mas leva um pouco de conforto com seu "elixir Universal"... bom para piolho, unha encravada, sarna, cegueira, tosse, coceira, dor de barriga, calvície, impotência sexual e o que mais você imaginar!
Através de Barber, Rob descobre sua verdadeira vocação...ser médico. Ao conhecer um médico judeu, percebe que ele possui um conhecimento muito maior que os britânicos, porém devido a intolerâncias religiosas, não está disposto a aceitá-lo como aprendiz.
Então, Rob decide ir para a Pérsia e estudar com o grande príncipe dos médicos: Abu Ali at-Hussain ibn Abdullah ibn Sina. Porém há muitos obstáculos, além da grande distância e o idioma desconhecido, a escola de médicos não aceita cristãos, só judeus e muçulmanos podem estudar na grande Madrassa (Escola).
Contrariando todos os preceitos religiosos, Rob se disfarça de judeu e se torna Jesse Ben Benjamin. Em sua jornada encontra o amor, amizades sinceras, companheirismo, generosidade e o respeito pelo próximo, mas também se depara com a cobiça, interesses políticos, traição e intolerância.

Sua sede de conhecimento o faz ignorar os riscos de ser descoberto e depois de muito esforço e sacrifícios, ele consegue se tornar Hakim (Médico).
De volta à sua terra natal, quer colocar em prática tudo o que aprendeu, mas só encontra ignorância e rejeição. Menosprezado pelos médicos de Londres, é tido como impostor e o ciúme coloca sua vida em perigo.
~~~*~~~
Rob lutou e se sacrificou para ser um médico em vão? Claro que não!
Ao final do livro entendemos o porquê de toda sua busca. O conhecimento não é para ele, é apenas o instrumento para exercer seu "dom"... fora escolhido para dar conforto e aliviar a dor de seus semelhantes.

Fui fisgada por Noah Gordon, e "O Físico" superou minhas expectativas. É um livro excepcional.
Sou suspeita para falar, talvez por ser da área da saúde, muitas vezes me identifiquei com o personagem, principalmente a frustração e o sentimento de impotência quando nada podemos fazer.
Com uma narrativa cheia de surpresas, Noah Gordon nos faz mergulhar em uma aventura na idade média, pela perspectiva do protagonista o autor aborda a cultura e religião das regiões pelas quais passa.
Sem dúvida, O Físico é um livro que nos prende do início ao fim, entrou para a minha coleção de favoritos.

9 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso!!!! ADORO!
    Sua resenha ficou excelente querida, me deu uma vontade enorme de reler o livro....
    Vc já leu Xamã? É imperdivel também, quase tão bom quanto.
    Mas passe longe da Escolha da Dra Cole....super fraquinho, só vale para saber como acaba a saga dos médicos da família Cole!!!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Conheço o autor e o livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo; confesso que agora fiquei mais curioso. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi!!!

    Este está na minha lista, mas vou começar Noah gordon com o Ultimo Judeu...super beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Hérida

    Tem selinho para você no meu blog

    bjs
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Bom deparar com a empolgação vinda de uma boa leitura.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita e carinho!
    O livro é maravilhoso!! Nunca mais sai da minha estante, não troco, não empresto e não vendooo! rsrsrs
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  7. Oii, já tem um tempinho que esva querendo ler esse livro, mas depois dessa resenha então... Estou louca para ler, já esta na minha lista para a próxima compra :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Li tambem o fisico e apaixonei-me
    então Ganhei Xamã do mesmo autor...
    incrível!
    vc vai gostar...tenho certeza!
    bjim

    ResponderExcluir
  9. Olá;
    Me empolguei muito com sua resenha, ganhei o livro uns anos atrás e me apaixonei, com você falando deu vontade de reler, pena que não estou tendo tempo, você nos chama a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL