target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"LABIRINTO" (Kate Mosse)

O Santo Graal é um dos mitos mais antigos da humanidade e, o seu simbolismo, motivo de veneração popular. Há várias versões que descrevem o Graal na literatura... cálice da última ceia, o Graal pedra, o Graal livro e até o Sangreal - que designa a descendência de Jesus segundo a lenda ligada à Dinastia Merovingia. Independente da forma, o Graal já foi muito explorado, é um tema "batido", mas que aparentemente ainda desperta nossa curiosidade.

Com duas historias paralelas, uma ambientada no século XIII e outra em 2005, Labirinto coloca duas mulheres à prova na busca de proteger um segredo. É justamente esta mudança de cenário que dá um colorido a mais na história de Kate Mosse.
~~~*~~~
Em 1209, na cidade francesa de Carcassone, vive uma jovem de 17 anos ... Alaïs, que vê sua vida mudar completamente quando seu pai, um homem de influencia na cidade, lhe revela que é guardião de um dos livros da trilogia sagrada que desvenda o segredo do Graal. Decidido a compartilhar e dividir o fardo do mistério do labirinto com a filha, a coloca em meio a uma teia de intrigas, traições e perseguições. De repente... Alaïs deixa de ser somente filha e esposa, para e se tornar guardiã do labirinto.
Alaïs, fiel ao seu destino, foge de seus perseguidores e de sua irmã Oriane, corrompida pelo ciúme e ganância de possuir o poder do Graal. Sua luta estende-se por 30 anos e tem seu desfecho em uma caverna nas montanhas do Pic de Soularac.

Em 2005 está Alice que, a convite de uma amiga, participa como voluntária de uma escavação arqueológica no Pic de Soularac. Seguindo seus instintos, ela encontra uma caverna com 2 esqueletos e o símbolo do labirinto.
Sua vida se torna um turbilhão. Ameaçada e perseguida, decide desvendar o mistério por traz de sua descoberta e percebe que nada é por acaso. Todos os seus passos foram guiados pelo destino e sua vida faz parte de um ciclo existencial.
~~~*~~~

Labirinto é o primeiro volume da  trilogia Languedoc escrita por Kate Mosse. Ao ler esse exemplar provei sentimentos de entusiasmo, fascínio e algumas vezes um certo desapontamento. Labirinto não é um livro fácil, se o leitor não estiver completamente disposto e envolvido, provavelmente não perceberá o quão prazerosa é a obra de Kate Mosse.

O que mais me impressionou foi a narrativa, Kate Mosse abusou da criatividade e dos detalhes, eu quase consegui tocar com os dedos as personagens, sentir o aroma das ervas de Alaïs, o sabor do vinho ou a apreensão e curiosidade de Alice.

Como pano de fundo, Labirinto, explora a perseguição da igreja católica contra os fieis da igreja catara. Kate Mosse fez uma pesquisa extensa sobre a cruzada religiosa aos chamados bons homesestes possuíam opiniões diferentes dos cristãos que foram consideradas heréticas na Idade Média.
Isso desencadeou uma "caçada" da igreja católica para exterminar os hereges e com o apoio do exercito profano "A Host" do norte da França, praticaram horrores inimagináveis. Mas por traz dessa carnificina e massacre, os governantes do norte tinham o interesse na posse e conquista das terras do sul, na antiga região do Midi.

Eu consegui sentir o terror provocado pelo exército "A Hoste" , a crueldade e sede de sangue me causou uma certa apreensão durante a leitura. Alaïs foi um presente... inteligente, carismática, leal e guerreira, me conquistou desde a primeira palavra dedicada à ela. Alice é bem diferente, achei a personagem meio confusa, apática e, apesar de sua determinação na busca do segredo, ela o faz com certa timidez.

A autora introduz muitos personagens secundários na trama e me questionei sobre a necessidade e os motivos, mas ao longo do livro tudo se converge e se torna claro... são todos necessários.
Mas não serei só elogios, há pontos contraditórios na narrativa, não quero ser critica demais, mas... Durante todo o livro Alice é bombardeada por instintos, pensamentos, sonhos e visões e em vários momentos a narrativa faz alusão à vidas passadas, mas terminei o livro sem saber com certeza se Alice é ou não reencarnação de Alaïs.

Um livro excelente. Agora só me resta ler "Sepulcro" e esperar que ele me agrade tanto quanto "Labirinto".

11 comentários:

  1. Hérida, tem alguma coisa errada na visualização da sua postagem, não consegui entrar pelo blogger, achei até que vc estava editando novamente o post. Mas consegui entrar pelo twitter! Faz um teste, tá? Pode ser meu blog...

    Eu sou suspeita para falar sobre este livro, pq eu AMEI!!!!!
    A història de Aläis me fascinou....achei o final meio tosto, mas tudo bem, o livro é bom demais para eu reclamar de um final mais eletrizante, ou romântico.....
    Estou MA-LU-CA por Sepulcro!!!!! Só não comprei ainda pq estou totalmente FALIDA!!!! KKKKKK
    Bj

    ResponderExcluir
  2. A alê já tinha me comentado desse livro...e sua resenha está perfeita.... pena que esse livro está caro, Sepulcro então.... assim que der uma baixada no valor eu compro.
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Ainda não o li...mais vou ler com toda certeza...
    adore o comentário da La sorcière...e tbm sua indicação de leitura...temos algo em comum...o prazer de ler...
    obrigada por me mandar o capitulo...bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Hérida!

    Obrigada pelos elogios, fiquei muito feliz com a sua visita! Volte sempre.
    Então, ter lembranças de vidas passadas e ter contato com os espíritos (segundo a Doutrina Espírita) são coisas diferentes sim, mas que podem acontecer com a mesma pessoa. Uma não exclui a outra e uma não leva necessariamente à outra. E uma pessoa não recebe a visita da pessoa que foi em uma vida passada, isso não é possiível pq a alma é a mesma, então se ela está encarnada não pode receber a visita de si mesma (isso seria uma espécie tosca de onipresença, rs...) Não sou espírita, mas já li muuuuito sobre o tema, então acho que posso falar alguma coisa, rs!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. olá!!!

    Amuito tempo tenho interesse em ler esse livro, mas depois do seu comentário fiquei mais entusiasmada ainda...só não li o post todo por conta dos spoilers...
    super beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi querida...

    Bem, também sou suspeita em falar... eu adorei esse livro... a história é maravilhosa e as descrições tão ricas que eu fiquei encantada...
    O final poderia ser melhor, mas eu amei mesmo assim... tô doida pra comprar Sepulcro, mas vou esperar e ver se baixa...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  7. Hum.....vai pra listinha! E com o Santo Graal está em pauta nos livros, hein?

    beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Bom... o livro como todas já disseram é MARAVILHOSOOOOOO...nunca amei tanto uma garota como Alais, ela era encantadora, envolvente, a história??? Inesplicavel. Mas não descordo da Hérida por vezes me senti confusa.
    Comprei o Sepulcro tá caro...Mas NÃO REGISTIIIIII, deve está chegando até 4ª feira, volto a falar com vocês.

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro maravilhosso, e como já dito a cima, não é fácil de ser compreendido, é preciso atenção e gosto para leitura e até mesmo já alguma sabedoria. Eu tenho treze anos e quando me viram com esse livro na mão disseram : - Pocha! Como vc vai terminar de ler isso??!!! Em duas semanas eu terminei e me senti como se eu mesma tivesse terminado parte da minha história de vida, chorei quando Bertrand morre, a dor de Guilhem por achar que Alaïs foi queimada, tive ódia de Oriane, pena de Will etc.etc. São emoçoes que jamais esquecerei, jamais.
    Melhor que minha série preferida (Crepúsculo) por enquanto só mesmo o Labirinto!

    ResponderExcluir
  10. Não gostei do livro, é chato, lento e não tem surpresas.... tudo ocorre como imaginado!! E o que mata são todas as expressões e frases em francês que não tem tradução. Mantenha a grafia original mas coloque notas de rodapé.. Fiquei desapontada!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL