target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 30 de junho de 2010

"CABELOS DE VÊNUS" (Maria Filomena da Costa Coelho)

Cabelos de Vênus foi o livro que escolhi para o Mês de Junho no Desafio Literário. A autora Maria Filomena da Costa Coelho é portuguesa por nascimento e brasileira por opção, e atualmente é professora universitária e pesquisadora de história medieval.

Ambientado na Espanha do século XIII, a autora nos transporta para a região das cidades de Leão e Castela no período medieval, e nos apresenta uma trama que une fatos históricos e ficção de forma sedutora e cativante.
Nesse período marcado pela intolerância, uma mulher vive momentos emocionantes de paixão, entrega, traição, intriga e sacrifício. Através do olhar de Elvira, vislumbramos seu cotidiano - casada com um homem que não ama, frustrada e desejosa por um amor inalcançável.

****
Poeira, calor, suor....

Aquele maio parecia o inferno. Definitivamente, passar o aniversário dentro de uma carroça não era o que Elvira desejava. Mas ali estava ela, a caminho de Leão. Na tentativa de esquecer o calor, deixou seu pensamento vagar. Rever sua vida era um exercício que a deixava ora melancólica, ora excitada.

O ano de 1247 foi muito importante na vida de Elvira...um marco. Naquela primavera seu pai, Rodrigo Fernández, anunciou a ela e sua irmã Teresa que viajariam para Leão, onde trataria de alguns assuntos e aproveitariam para visitar sua tia Marta.
A viagem logo se tornou uma aventura, Tia Marta levou-as para conhecer a cidade e ficaram muito excitadas com as novidades. Já estavam na cidade há três semanas, quando Rodrigo anunciou que se ausentaria por alguns dias. Iria para a guerra, o Rei decidiu retomar a cidade de Sevilha, e o príncipe Alfonso estava a cominho de Leão.

Para Elvira e Teresa conhecer o príncipe era um sonho, mas Rodrigo deixou claro que não iria incomodar o príncipe impondo-lhe a presença de duas adolescentes. Porém, tia Marta estava disposta a fazer planos para realizar esse sonho.
Conseguiram ser convidadas para a festa oferecida a Dom Alfonso, e Elvira despertou o interesse do jovem príncipe. A atração e a ligação entre os dois foi imediata, não conseguiram evitar...se apaixonaram. Mas esse amor era impossível, o príncipe deveria se casar com uma nobre, realizar alianças, e assim, ter legítimos herdeiros ao trono.

Os sentimentos de Elvira eram profundos e verdadeiros, e ela jamais se esqueceria de seu amado. Ela se casou, teve seus filhos, mas não era feliz. Encontrou conforto na amizade de sua cunhada, e com ela conheceu a vida, o cotidiano, e as intrigas dentro dos muros de um convento.
Mas um inesperado reencontro reascendeu a chama de sua paixão. Percebeu que para ser feliz deveria se entregar aos seus desejos e desfrutar dos poucos momentos de prazer. Mas seus atos causaram graves consequências, e ela deverá estar preparada para assumir seus erros e conviver com sua própria consciência.

****
Narrada em terceira pessoa, a trama gira em torno de Elvira. Compartilhamos dos anseios e angustias dessa mulher que sonha com um amor proibido, e que espera pacientemente poder realizar seus desejos mais secretos. Uma história cheia de mistérios e segredos, onde a mentira está presente em quase todos os relacionamentos.

A escrita de Maria Filomena é delicada, elegante e muito cativante. As descrições dos costumes e do cotidiano das pessoas que viviam na idade média são bem descritos e detalhados, mas sem deixar a história pesada e enfadonha. Foi uma leitura muito gratificante e prazerosa, que fluiu rapidamente.
Eu gostei muito de Elvira, ela é uma mulher decidida, guerreira e muito inteligente. Não se deixa intimidar por ser mulher...tem fibra. É casada com um homem gentil e apaixonado, mas ela ama outro, sofre por um amor proibido. E apesar de ser correspondida, esse homem não pode escolher com quem vai se casar, está à mercê das alianças politicas e conveniências.

Cabelos de Vênus foi uma agradável surpresa. O livro é perfeito para quem gosta de romances históricos cheios de intrigas, traições e luxúria.

10 comentários:

  1. Qdo vi a capa não gostei muito, rs, mas quando terminei a resenha pensei: preciso ler... e pra ajudar vc ainda colocou: "O livro é perfeito para quem gosta de romances históricos cheios de intrigas, traições e luxúria." rsrs

    Vou fazer uma pesquisa sobre ele, pq nunca o vi por aqui.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica desse livro! Adoro histórias medievais...
    Elvira deve ser uma personagem que cativa!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro parece ser muito bom mesmo
    Ainda mais pq foi escrito por quem entende do assunto!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ei Hérida,

    Adorei a resenha, fiquei curiosa foi pra saber o que acontece rsrs, a capa é fraquinha pra isso tudo não é?

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Uau! Um livro diferente e com o panorama histórico medieval...eu queeeero! Valeu a dica.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser legal.
    Nunca inha lido nada sobre ele.
    Humm, quer me emprestar? hauahauhau.
    Estou tentando parar de comprar, rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei suuper curiosa! Amo essas histórias medievais...adorei! =D kkk!! Beijoos =***

    ResponderExcluir
  8. Hérida!

    Sou apaixonada por romances históricos, e este parece ser do tipo que eu gosto!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro o periodo medieval. Esse já está na lista
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. nossa, fiquei super interessada. adoro idades médias e afins, e vindo de uma autora que pesquisou a época tenho certeza de que vai ficar mais legal ainda. adorei sua resenha e certeza que esse livro vai pra minha lista!
    beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL