target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 18 de junho de 2010

"FEIOS" (Scott Westerfeld)

"Não quero ser uma feia. Quero aqueles olhos e lábios perfeitos, quero que todos me vejam e fiquem impressionados. E que todos que me virem perguntem "quem é ela?" e queiram me conhecer e queiram ouvir o que eu tenho a dizer." 
Pag.94

Em um futuro pós-apocalíptico, uma nova civilização surge das cinzas. Aprenderam com os erros de seus antepassados, não haveria mais destruição e conflitos. Só felicidade e beleza.
Como seria maravilhoso viver em uma sociedade onde a semente da discórdia se extiguiu, e a humanidade convive em harmonia. Parece perfeito não é? Mas o preço para essa utopia pode ser caro demais. Dispa o véu da ilusão e descubra em "Feios" que nada é verdadeiramente perfeito.

****
Tally é feia.
Quando olha pela janela e vê a vida cor-de-rosa dos perfeitos, onde tudo é belo e todo dia é uma festa, percebe como sua vida é cinza e sem graça. Depois que Peris se tornou perfeito, ficou sozinha e sem amigos. Ela não vê a hora de completar 16 anos para sair de Vila Feia. Após a operação que a tornará perfeita, reecontrará seu amigo e, finalmente, viverá em Nova Perfeição.
Mas o tempo custa a passar, e quanto mais ela anseia...mais longe parece estar o dia de seu aniversário.
Uma noite ela conhece Shay, uma feia que também está prestes a se tornar perfeita, mas que tem planos bem diferentes para o seu futuro. Shay não quer ser perfeita, ela quer ter escolhas, exercer seu livre arbítrio e poder viver como as pessoas de antigamente, os Enferrujados.
Shay está disposta a correr atrás de uma lenda...David e de uma cidade de rebeldes chamada "Fumaça". Lá, todos são feios e tiram seu sustento da própria natureza, com pouca tecnologia e muito trabalho.
Para Tally, isso é loucura, ela não acredita que esse lugar exista. Então...Shay desaparece, deixando Tally com sérios problemas.
Os Especiais, agentes responsáveis pela ordem e segurança dos cidadãos, propõe um acordo a Tally. Ou ela encontra a Fumaça e se infiltra entre os rebeldes, ou continuará feia para sempre.

Mesmo em conflito com sua consciência, Tally toma a decisão mais dolorosa e importante de sua vida. Em sua jornada ela experimentará o gosto amargo da traição e o verdadeiro significado da amizade e do amor. Descobrirá a aterrorizante verdade por trás da perfeição, e encontrará o verdadeiro sentido do que é ser belo e desejado.
Tally não é mais a mesma, e suas escolhas poderão mudar o mundo ao seu redor. Finalmente, ela decide e escolhe.
Seu nome é Tally Youngblood e ela quer ser perfeita.
****
"Feios" é o primeiro livro da série escrita por Scott Westerfeld. Mesclando muita aventura e ficção, o autor nos apresenta uma adolescente que vive em um mundo onde a ordem é ser perfeito e a beleza é sua única escolha.
Será?
O que você prefere, controle absoluto em prol da paz e de uma sociedade em harmonia, ou o livre arbítrio individual e uma convivência cheia de conflitos?

Não vou falar aqui das inúmeras mensagens intrínsecas que encontramos no livro, mas vale dizer que Westerfeld não impõe nenhuma opinião ao leitor, a narrativa dá liberdade para que cada um reflita e perceba tais mensagens e as associe com o que vemos em abundância hoje. Vou falar apenas sobre a obra interessante que é "Feios".

Para acabar com a competição e rivalidade, todos devem ter o mesmo padrão de beleza, assim, aos 16 anos, são submetidos a uma cirurgia "corretiva" e tornam-se perfeitos.
À primeira vista, Tally é uma adolescente fútil e mimada, quer ser como todos os seus amigos....se enquadrar. Não está preocupada com mais nada, só em ser perfeita.
Qual mulher nunca se olhou no espelho e não desejou ser mais magra, mais alta, ou ter a pele perfeita? Eu já desejei muitas vezes, e por isso eu entendi os anseios de Tally.
Mas ela não tem culpa de pensar assim, sempre foi induzida a acreditar que ser normal é feio. Porém, com transcorrer da história percebemos mudanças importantes no comportamento de Tally, acompanhamos seu amadurecimento e ela se torna uma garota corajosa e decidida.

Mas sempre tem que haver um espírito de porco. Não é? Que faz questão de estragar a festa e apontar o lado mais sórdido de tudo. Rebeldes...
Para que ser perfeito se eu posso continuar feio? A resposta está justamente na emoção de romper as regras e viver livre das rédeas de uma cidade comandada e entupida de manequins de vitrine. O desafio é ser diferente.
Shay é uma dessas rebeldes, não quer ser perfeita, prefere uma vida cheia de privações a ter que mudar o que ela é. Não quer viver em uma civilização obsessiva pela perfeição física e pela diversão sem limites.

Scott Westerfeld construiu um mundo cheio de detalhes, onde a tecnologia e a ciência estão além da minha humilde imaginação. Minha leitura passou por algumas fases de adaptação: primeiro tive que me acostumar com uma sociedade com comportamentos estranhos, depois me familiarizei com toda tecnologia e linguajar dos personagens, a partir daí...é pura diversão, e a leitura flui deliciosamente.
Com uma narrativa descomplicada, o livro é muito ágil e gostoso de ler, além da história ser cheia de surpresas e reviravoltas. Fui conquistada por Tally e seus amigos, e o final conseguiu me surpreender. Mas fiquei um pouco cismada com o desfecho, não consegui aceitar a demonstração de altruísmo de Tallly. Fechei o livro com uma pergunta me incomodando. Não havia outra saída?

Se você está disposto a se aventurar em um mundo totalmente diferente e recheado de elementos instigantes...não deixe de ler "Feios".



18 comentários:

  1. Eu já amei lendo aqui, imagina quando eu tiver com os livros nas mãos, não vou aguentar de tanta ansiedade *-*

    ResponderExcluir
  2. Amei essa série e to mega hiper ansiosa por PERFEITOS =)

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li, pode? Todo mundo já leu menos eu haha

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quero muito esse livro... Sua resenha me deixou muito mais curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah nem, ja li 34565454 resenhas sobre este livro mas como é q vc me termina a resenha com esta frase? hauhauhau o q ela fez? a gora to roxa de curiosidade rsrsrs e ainda não li.

    Adorei a resenha :) - a frase final kkkk

    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Só que ainda não li =( Já tô curiosa D+ rsr

    Beijos!
    Cel.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do livro.
    Eu fiquei com a impressão de conhecer bem Os Enferrujados. Me lembrou alguma coisa ...
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  8. Livro interessante. Gosto de ficção cientifica.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora de ler, mas ele está na fila rsrs

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Olha essa dica
    Promoção no Blog Leituras Pontocom
    http://leituraspontocom.blogspot.com/2010/06/ebaa-promocao-participe.html

    ResponderExcluir
  11. HÉRIDA!!
    Eu amei sua resenha!! li o livro e estáentre meus preferidos, e vc soube passar muito bemas " emoções" que temos, ao lê-lo...

    Estou no time das que aguardam " PERFEITOS", ansiosamente...
    bjus!!

    ResponderExcluir
  12. Ja li e recomendo DEMAIS!!!!!!!!!!!1


    perfeitos vem ai

    ResponderExcluir
  13. Excelente resenha Hérida. Apesar de não ser o gênero ao qual estou acostumada a ler, fiquei bastante cuiriosa a respeito deste livro!
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  14. Selinho para vc lá no meu Blog!!!

    link-http://blogmundodoslivros.blogspot.com/2010/06/selinho_19.html

    ResponderExcluir
  15. O livro é mesmo ótimo e mal posso esperar pela continuação! É mesmo impossível terminar o livro sem se morder de curiosidade pela sequência.
    Bjo

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Esse livro deve ser ótimo!!! Uma ficção bastante instigant... Todas as resenhas que eu li fala muito bem do livro... E adorei a sua!
    Esse vai para a lista!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu vim correndo ler sua opinião sobre olivro pq eu só vejo as pessoas dizendo q é ruim e eu fico até com medo de comprar. ele tá 20 reias na lojas americanas e várias vezes o peguei pra levar, mas devolvi com medo de me arrepender kkkk
    Agora tomei coragem, na prox eu compro.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Estou lendo Feios, é bem como você descreve mesmo, no começo é um pouco difícil de ler devido as tecnologias e comportamentos que não são comuns a nós.Porém, depois que a gente pega o "jeitão" do livro, a leitura flui e o livro começa a ficar bem interessante. A princípio quase parei de ler, mas insisti e não me arrependi. Ainda não cheguei a final, mas estou super curiosa!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL