target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 30 de julho de 2010

"WAKE" - Despertar (Lisa McMann)

Você já imaginou entrar e sair de um sonho após o outro? E se esses sonhos não pertencerem a você?



O que deveria ser uma sucessão de imagens, sons e emoções inconsciente, se torna uma angustiante experiência lúcida. Bombardeada por dolorosos e extenuantes estímulos sensoriais, uma garota invade os sonhos das pessoas sem ser convidada. Mas ela não tem controle sobre seu dom, simplesmente é arrastada e obrigada a ser expectadora das esperanças, medos e pressões da vida de todos que se atrevem a dormir em sua presença. Conheça Janie, uma apanhadora de sonhos.

Wake - Despertar é um livro diferente, inicialmente causa estranheza e antipatia, mas com o tempo o leitor se acostuma à narrativa e a história se torna cada vez mais envolvente e interessante. Sob o olhar de uma adolescente com um dom estranho e bizarro, entramos em um universo desconhecido, um campo minado... O dos sonhos.

****

Janie Hannagan tinha apenas 8 anos quando invadiu o sonho de outra pessoa pela primeira vez. Conhecer seus desejos, esperanças e medos se tornou parte de sua vida. Ela não entende como, nem porque, mas não consegue evitar ser arrastada para dentro da mente de quem dorme ao seu redor.
Muitas vezes, esses sonhos são angustiantes e perturbadores, e ela é obrigada a assistir aos eventos impotente.
Quando volta à realidade, sua vida não é melhor que os pesadelos que constantemente presencia. Janie mora em um bairro pobre, sua mãe é uma alcoólatra, ela precisa trabalhar em uma casa de repouso para completar o orçamento familiar e não sabe como continuará seus estudos. Sua vida é um caos constante.
Carrie, sua vizinha, acabou se tornando sua melhor e única amiga, nos momentos que passam juntas Janie consegue esquecer um pouco de seus problemas. Se Carrie não dormir...
O pior pesadelo de Janie é sentir o medo e o sofrimento de sua melhor amiga enquanto dorme e não poder fazer nada. Odeia ser uma simples "voyeur".

Um rapaz tão isolado quanto ela chamou sua atenção. Cabel é um garoto excluído, considerado esquisito e problemático. Mas para Janie isso não importa, ela gosta dele do jeito que ele é. Cabel esconde um segredo, e isso poderá afastá-lo da única garota por quem já se apaixonou.

Janie quer ser uma garota comum, levar uma vida normal e decide que não pode continuar assim. Sua sanidade está por um fio. Ela encontra auxílio e orientação de uma forma inesperada, vai aprender mais sobre seu dom e como usá-lo para ajudar as pessoas.
Finalmente ela terá a chance de viver seus próprios sonhos.

****

Lisa McMann não ganhou minha simpatia logo de início, a história tem uma evolução lenta, meio arrastada por aproximadamente 1/3 do livro. A narrativa é em terceira pessoa e lembra um diario, com anotações de datas e horários. A escrita é fragmentada, com frases curtas, sentenças enxutas demais, com poucos detalhes e descrições pobres. Sinceramente, parecem simples anotações. Fiquei um pouco irritada porque tem-se a impressão de que não há uma continuidade nos acontecimentos, e muitas vezes transcorre um período longo entre um evento e outro. Parece que a história é cheia de lacunas que precisam ser preenchidas para terem um sentido completo.
Por outro lado, sonhos são assim, desconexos, flutuantes e incompletos. Nas revelações dos sonhos eu acredito que a narrativa com poucos detalhes seja coerente. Mas, infelizmente, também percebemos essa escrita superficial nos relatos da vida diária dos personagens, fora dos sonhos.
Porém, logo que eu me acostumei à narrativa a leitura evoluiu rapidamente, o livro ficou mais ágil e os personagens se tornaram mais cativantes. Só achei o livro curto demais, o mote é original e com certeza poderia ser melhor explorado e desenvolvido.

Uma grande sacada da autora foi a narrativa sob o olhar de Cabel o final do livro. Apesar de também ser em terceira pessoa foi bem interessante conhecer os pensamentos e sentimentos do rapaz.

O que me deixou esperançosa com relação à série é que a história, sutilmente, aborda temas de outro gênero literário. Pode ser um pouco clichê, mas na minha opinião, foi esse detalhe que enriqueceu o livro e deixou a história mais instigante. Foi exatamente aí que a autora me fisgou.
Apesar do tema ser abordado próximo ao desfecho, temos uma prévia de que ele será melhor explorado no próximo livro. Só espero que "Fade" não me decepcione. Tô apostando nele.

Se você pretende ler Wake, um conselho: Não se irritem, não desistam da leitura logo de inicio, insistam, tentem se habituar à narrativa e à escrita de Lisa McMann, porque no decorrer da história a trama fica melhor e a leitura se torna mais agradável. Mas não esperem muito do livro, ele é bom, mas está longe de ser excelente. É uma leitura gostosa, descompromissada e que cumpre seu objetivo. Diversão.

McMann, Lisa. Wake - Despertar. Novo Século, 2010. 208. pg (Wake,Vol. 1)

20 comentários:

  1. Oiii
    Acabei de pedir esse livro, e ainda bem que lí sua resenha, já que detesto começo de livros, ainda mais quando eles são chatos!

    Beijos e ótimo findis

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler sua opinião sobre Wake.
    Tem livro que custa a ficar bom mesmo ! rsrsrs
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  3. nossa, comprei esse livro, espero não desanimar xD

    ResponderExcluir
  4. Hérida: o livro tem q me ganhar de cara. Eu também dou uma chance e não paro de ler (na verdade, sou teimosa e vou até o fim!) mas livros assim não entram para o meu rol de inesquecíveis!
    BJ
    Alê

    ResponderExcluir
  5. oi amiga!!!!
    O meu exemplar deve chegar ainda hoje...estou terminando de ler "O Recurso" e vou entrar de cabeça nesta aventura...espero gostar.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Aaaii, quero leer *-*
    Adorei a resenha =)

    =**

    ResponderExcluir
  7. ai Hérida, que bom que você leu e resenhou esse livro, estava curiosa para ler algo sobre ele.
    Bem, ach que vou gostar da história, mas parece ser um livro que você tem que pegar num momento mais animado, pporque se for num momento de tédio vai querer abandona rápido, rsrsrs.
    Vou arriscar a ler e espero gostar. =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Hérida concordo com tudo o que vc falou desse livro!
    Li esse livro no começo do ano, e achei a narrativa e o começo bastante confuso, só depois vai ficando bom... E o Cabel é uma graça!
    E "Fade", na minha modesta opinião, é muito melhor! A história é um pouco inverossímel, mas tem um teor policial que adorei...
    E Gone, o terceiro livro, tb...
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Hum... será que vou gostar?
    Ele parece bom, parece bom mesmo. Mas ainda não estou "morrendo-de-vontade-pra-ler".
    Foi bom você ter falado de como é o começo, quando eu fico um pouco receosa antes de ler e o livro não for realmmente ruim eu acabo adorando, me surpreendendo xp

    Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Um pouco de diversão sempre faz bem... rs
    Acho que vou gostar!

    Bjo

    ResponderExcluir
  11. O foda é que eu sempre desisto no começo, quando a leitura fica arrastada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, esse livro me parece otimo!
    Sonhos são coisas estranhas mesmo, mas nunca vi um livro assim e pelo que parece é fantastico ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. QUando vi a capa achei que fosse legal, mas depois da sua resenha, decidi passar adiante. XD

    ResponderExcluir
  14. Eu queria ler esse livro há um bom tempo!! Não achava nenhuma cópia em inglês e quando vi que ele seria lançado em português, comprei na pré-venda mesma!! E não me arrependi!!!
    Adorei a narrativa! Achei muito leve, mesmo com todas as lacunas!
    Tô torcendo para que Fade saia logo!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei a história assim que li a sinopse. É um dos livros que necessito ler urgentemente. Adorei a resenha (:
    além do mais, a capa é linda. beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ei Hérida,

    Nossa eu estava doida para ler este livro e esperava mais da história, vou ler de qualquer jeito e eu tbm não desisto no início mas ja vou sem tanta expectativa rsrs

    A trama é bem interessante, gostei do enredo diferente.

    bjoo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Hérida.

    Eu vi esse livro outro dia e interessei-me por ele, porque achei a história interessante!

    Sempre tem algum que o começo é meio chato, mas depois embala! Sou persistente e vou até o fim. Uns me surpreendem, enquanto outros acabam sendo frustrantes!

    Adorei sua sinceridade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Amei seu blog!!!!!
    Mt lindo e bem estruturado.
    Parabéns!
    Gostei mt da resenha e dos trechos do livro. Já o tinha visto nas livrarias e com certeza lerei.
    Visite meu blog:
    www.caminhosparala.blogspot.com
    Jah sou sua seguidora e seu banner marca presença no Caminhos!
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  19. Oi Hérida!!!

    O livro já recém lançado teve cotações ótimas, e o enredo faz meu estilo!!!

    Beijos;)

    ResponderExcluir
  20. Oi, Hérida!

    Afff... vou deixar esse passar! 1/3 do livro pra história engrenar?! Não, não... bom saber que é assim!

    Um beijoo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL