target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"O APRENDIZ DE ALQUIMISTA" (Dave Duncan)

Seu nome estava escrito no Livro de Ouro, ele era considerado um "Nobile Homo" e poderia tentar galgar uma posição na política de Veneza. Mas Alfeo Zeno preferia passar seus dias debruçado sobre cartas de astrologia, cálculos, magia arcana e transcrevendo as profecias de seu mestre, Nostradamus. Porém, nem mesmo o lendário clarividente, astrólogo e médico previu as consequências de seu místico trabalho. Agora, Afeo deverá correr contra o tempo e desenrolar uma teia de intrigas e assassinato antes que ele e seu mestre sejam enforcados em praça pública.

"O Aprendiz de Alquimista" do autor Dave Duncan é o primeiro livro de uma série intitulada O Alquimista. Um romance de ficção histórica ambientado na Veneza Renascentista, repleto de detalhes e descrições de uma cidade sedutora e decadente. Encontramos uma trama onde o ocultismo, a magia e a alquimia estão sempre presentes, alimentando e instigando nossa imaginação.

~~~*~~~
O dia estava chuvoso, quebrando o clima romântico dos namorados no dia de São Valentino. Alfeo Zeno, aprendiz de Nostradamus, percebeu que seu mestre estava mais rabugento que de habito naquela manhã. Ele logo descobriria o porquê.
Em uma reunião particular, um importante procurador de Veneza fora assassinado. Nostradamou estava presente nesta reunião e acabou se tornando o principal suspeito.
Mas porque as autoridades desconfiariam de um velho excêntrico?

Há dois anos o Mestre profetizou a morte do procurador, e para os céticos, manter a reputação de clarividente e astrólogo era justificativa suficiente para um assassinato.
A clientela de Nostradamus formada por membros importantes da sociedade, ricos comerciantes e nobres, não evitaria sua prisão. Ele seria condenado por feitiçaria e enforcado em praça pública. A fuga seria a única salvação para Alfeo e seu mestre. Mas Nostradamus se recusou a fugir, isso seria o mesmo que assinar uma confissão.

O Conselho dos Dez, comitê de segurança do governo, já considerava Nostradamus o culpado pelo assassinato. Dessa forma, Alfeo foi autorizado e incumbido de conduzir uma investigação particular. Com a ajuda da inteligência dedutiva de seu mestre, auxílio das forças ocultas e sua jovial sagacidade, Alfeo percorrerá Veneza em busca de provas concretas para inocentar seu Mestre.
Sua tarefa é arriscada, pois ele invadirá a privacidade de famílias ricas e poderosas. Alfeo correrá contra o tempo, mas deverá permanecer sempre alerta. Seus inimigos estão sempre à espreita.
~~~*~~~
"O Aprendiz de Alquimista" é um romance histórico com uma trama policial. Aqui quem faz o papel de detetive é Alfeo Zeno, um aprendiz dedicado e disposto a salvar a vida de seu mestre. É sob o olhar perspicaz de Alfeo que acompanhamos suas aventuras em busca do verdadeiro criminoso.

Alfeo é um personagem inteligente e vivaz, mas que possui um humor ácido. Os personagens secundários também são fortes e interessantes. Chamo a atenção para o gondoleiro e a cortesã que mora na casa ao lado de Alfeo. Eles são amantes em segredo, e o relacionamento é baseado na amizade e confiança. Não é um romance ardente, mas os encontros de Alfeo e a cortesã deram um colorido a mais à história.

Quando comprei esse livro pensei que encontraria uma história juvenil, talvez pelo fato do personagem ser um aprendiz, mas não é. A narrativa é detalhada e, os personagens e ambiente são bem descritos. Porém, achei a escrita formal demais para um livro que deveria ter um ritmo mais acelerado e envolvente. A presença de expressões mantidas em italiano, obriga o leitor a consultar o glossário, prejudicando ainda mais a fluidez da leitura. Acredito que a intenção do autor foi ser fiel à época descrita, uma Veneza renascentista e personagens da nobreza. Essa abordagem enriqueceu a narrativa, porém o livro perdeu a dinâmica.

O Aprendiz de Alquimista é um livro que carrega uma aura mística; cartas de tarô, bolas de cristal, sonhos proféticos, transes mediúnicos e invocações de demônios são algumas das forças sobrenaturais que o leitor encontrará. Mesmo exigindo um pouco mais de dedicação do leitor, o enredo com o misterioso assassinato, as intrigas políticas, a presença do excêntrico Nostradamus e os personagens fortes e cativantes tornam esse livro muito atraente.

Duncan, Dave. O Aprendiz de Alquimista. Prumo, 2010. 367 pag. (O Alquimista,Vol.1)

17 comentários:

  1. Oi, Hérida!!!
    Parece ser um livro bem interessante! Gostei muito do clima na capa... engraçado, ela não me passa a sensação de ser um livro juvenil, e sim mais sombrio, e muito menos polícial O.o
    Bem, mas mesmo assim eu gostei bastante desse enredo! Fiquei com vonatade de ler (como sempre hahah)! =D

    bjusssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Hérida!!!
    Não gosto muito de livros que tem sua fluidez prejudicada pela forma de escrita. MAs se a história é boa (e ao que parece essa é), eu encaro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa... não conhecia esse livro - nunca tinha ouvido nem falar - mas adorei a sua resenha!!!! Fiquei muito interessada nesse livro =)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro, parece ser muito bom.O detalhe da linguagem mais complexa prejudica a fluidez da leitura, mas enriquece o livro, bom para o autor e bom pra quem ler.Valeu a resenha.Bbjs

    ResponderExcluir
  5. Parece bem interessante o livro. Já está na lista das próximas aquisições.
    Obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  6. Oi Hérida, achei muito interessante sua resenha. Mas é um livro que não me atraiu. Afinal, eu abandonei a leitura do livro Os crimes da Luz justamente por não ter fluidez na narrativa.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!
    Mais um liro q eu naum conhcia, mas naum parece fazer mto meu gênero...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. SInistroo... parece ser super interessante... e o titulo ja diz tudo neh???

    ResponderExcluir
  9. Hérida, gostei do estilo do livro.

    vou querer ler, amo livros históricos e se tiver sobrenatural então. ^^

    Adorei a capa também. =D

    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua sinceridade nos comentários =) Vc sempre comenta com verdade e muita ponderação ;)
    Bj grande,
    Alê

    ResponderExcluir
  11. Olá Hérida a resenha está super incrível, mas não gostei muito da estória do livro !
    Abraços...x

    ResponderExcluir
  12. Possa até gostar do livro porque a sua resenha me deixou curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Hérida!
    Ah eu ainda não tinha lido resenha nenhuma deste livro, me interessei!


    Boas Leituras
    Thaís :o)

    ResponderExcluir
  14. Oi Hérida,
    Fiquei muito interessada nesse livro!! Mas antes de comprar vou dar uma lidinha no primeiro capítulo! Fiquei um pouco preocupada com o que falou sobre a linguagem!!
    Obrigada pela dica!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se esse livro tem história com início-meio-fim. Soube que é o primeiro volume de uma trilogia, mas não estou afim de ter que comprar um outro livro pra terminar de ver a história.

    ResponderExcluir
  16. Anonimo...o livro tem fim. Cada livro se refere a uma história especifica. Apenas os personagens são os mesmos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL