target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 4 de março de 2011

"DESTINO" (Ally Condie)

Vou ficar ao lado daquela fonte seca e esperar até que a funcionária me encontre. E quando me encontrar e perguntar o que estou fazendo, vou dizer a ela e a todo mundo o que eu sei: estão nos dando pedaços da vida real em vez da coisa inteira. E vou dizer a ela que não quero minha vida em amostras de retalhos. Uma provinha de tudo, uma refeição de nada.
Aperfeiçoaram a arte de nos dar só a liberdade suficiente. Suficiente para que, quando estamos a ponto de morder, nos ofereçam um ossinho e então rolemos, de barriga pra cima, à vontade e saciados, como um cão... 
Embora sinta vergonha de mim mesma, aceito o osso.
Pag.165

No futuro, não existe sorte. O destino não é definido pelo acaso, e sim, pela mão de outrem. Tudo é determinado por indícios de verdade, possibilidades de um fato...probabilidades. Uma sociedade que vive em um agrupamento metódico, tendo em comum apenas uma série de eventos pré-programados e monitorados. Pessoas fadadas a viver sob cordas, marionetes humanas ceifadas de vontade própria, que se conformaram com a ilusão de uma comunidade perfeita, onde tudo é justificado pelo bem comum. Conheça esse mundo distópico em "Destino" e descubra como o amor pode despertar o desejo de se libertar das amarras.
~~~*~~~
Aquela noite era muito especial. Era seu aniversário de 17 anos e o dia em que Cassia conheceria seu par. Em um jantar oficial, o banquete do par, seria anunciado quem é o seu par perfeito, aquele que seria seu companheiro para o resto da vida.
Um a um os canditados a pares são chamados, e seus correspondentes apresentados no telão. Finalmente, chega a vez de Cassia, ela se levanta e aguarda...
Mas algo inesperado aconteceu, incomum dentro da Sociedade, o par de Cassia se encontrava ali...no mesmo banquete. Para sua surpresa e alegria, Xander Carrow, seu melhor amigo, era o seu par. Ele era seu amigo desde a infância, ela conhecia todos seus sorrisos e olhares, mas uma caixa de prata contendo um chip com todas as informações de Xander lhe foi entregue.

Mesmo não precisando daquilo, ela decidiu acessar o chip de Xander. Cassia viu o retrato de Xander, aquele sorriso vivo e real, os olhos azuis, bondosos. Ele é bonito. Enquanto ela observa, aquele rosto tão conhecido escurece e depois desaparece. O coração de Cassia quase parou, ela não pode acreditar no que vê. Um rosto reaparece no terminal, mas não é o rosto de Xander. Só que. O rosto que Cassia viu...ela também o conhece.
Seu nome é ky e ele mora em sua rua.
Quais as chances de algo assim acontecer? A Sociedade não comete erros.

Ela nunca havia olhado para Ky de outra forma, a não ser como amigo. Mas saber que ele poderia ser seu par, despertou a curiosidade de Cassia. Ky é um rapaz diferente, ele é discreto, mas suas ideias são desafiadoras. Cassia se aproxima de Ky e o mundo que ela conhece começa a ruir sob seus olhos. O desejo de poder fazer suas próprias escolhas fica cada dia mais forte. Cassia quer traçar seu próprio destino, quer escolher entre a segurança e o desafio, entre a ordem e o caos. Ela quer o direito de decidir entre a amizade e o amor.
~~~*~~~

"Destino" é o primeiro volume da série Matched escrita pela autora Ally Condie. O livro será oficialmente lançado em abril pela Suma de Letras, mas o leitor pode se inteirar sobre as novidades no Blog do livro.
Uma história cheia de matizes, que me encantou pelas poesias citadas, pelos personagens cativantes e pelo sentimento de impotência que vivenciamos com a leitura. À primeira vista, a "Sociedade" oferece uma vida igualitária, sem preocupações com o que vestir ou comer, pois outros decidem isso por você. Mas obviamente o que está em voga é o controle. Eu fiquei aflita só de imaginar viver em uma sociedade assim, não poderia ser privada de tomar minhas próprias decisões ou viver sob um regime onde o simples ato de escrever é uma infração, sinal de rebeldia.

O mundo criado por Condie é bem construído, o leitor consegue se entregar à história e experimentar toda a apreensão e conflitos dos personagens. Porém, senti falta de um passado, de uma explicação do porquê a sociedade decidiu ceifar o livre arbítrio das pessoas. Para mim, faltou a história que transformou o mundo do futuro. Também senti falta de um posicionamento no tempo, se a história se passa em um futuro, não temos ideia de quão distante ele está.
A narrativa de Ally Condie é fluida e muito gostosa. A escrita é cadenciada e mantém o mesmo ritmo do início ao fim.

É sob o olhar de Cassia que acompanhamos seu amadurecimento e seu despertar para novas possibilidades. No início, ela parece ser apática e conformada com seu futuro, mas percebemos que é o mundo dela, ela foi "treinada" para aceitar e obedecer.

A maneira como a autora conduziu o triângulo amoroso foi fabulosa. Nunca me senti tão dividida entre dois personagens masculinos como em "Destino". Sempre me afeiçoo ou me inclino mais pela personalidade de um dos envolvidos no triângulo, mas tanto Ky quanto Xander, são especiais à sua maneira. Ky possui um espírito aventureiro, uma aura rebelde e inteligência suficiente para esconder isso da Sociedade. Já Xander encanta pela sua doçura, romantismo e dedicação à Cassia. Torci pelos dois e ainda estou dividida.

"Destino" é um YA delicioso. Leia sem medo, você não vai se arrepender.

Condie, Ally. Destino. Suma de Letras, 2011. 242 p. (Matched, Vol. 1)

25 comentários:

  1. Este livro ainda não me animou muito. Não é meu estilo favorito.
    Bjkas!

    Monique

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nem li direito a sua resenha dessa vez... eu quero muito ler esse livro, mas não quero ler nenhum resenha super maravihosa para que minhas expectativas não atinjam marte >.<

    ResponderExcluir
  3. Hérida, faltou mesmo dizer o ano né ?! Agora que vc colocou isso na resenha eu fiquei pensando. Realmente não sabemos o quão distante esse futuro está.

    Adorei a resenha .

    Bjs

    Simone (LUKA)

    ResponderExcluir
  4. Hérida eu quero muuuuito ler esse livro!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ei Hérida,

    Estou lendo e adorando, ainda não vi tanto do triângulo estou curiosa para ver para onde vai o livro. Só sei que do jeito que ela descreve os dois, vou me apaixonar por ambos rsrs.

    bjoo

    ResponderExcluir
  6. EI HÉRIDA, EU TAMBÉM GOSTEI DOS PERSONAGENS MASCULINOS.

    Eu achei o livro bem paradinho, não me agradou tantooo, espero que o próximo eu ache melhor. =)

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bem, sobre o que você disse sobre os motivos que levaram a Sociedade a extinguir o livre arbítrio seus habitantes, tem um palpite de que Ally deixou este vácuo para que o próprio leitor se questionasse sobre o que havia acontecido. E sobre o posicionamento no tempo, pode ser que a escritora quis mostrar que o homem havia se perdido tanto em seus preceitos, suas rebeldias e heresias, que estava disperso no espaço.
    Parabéns pela resenha. Ficou ótima. Estou super ansioso por adquirir livro.

    Por Jonathan Henrique
    Blog No Mundo de Alguém – HTTP://nomundodealguem.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler esse livro, parece ser realmente muto bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Estou LOUCA para ler esse livro!!!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Não vejo a hora do lançamento desse livro! =)
    Essa capa é linda, ainda bem que mantiveram a original. ^^

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra ler, tá aqui na listinha de futuras compras \o/ Adorei a resenha!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    http://www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Herida!!
    Estou louca para ler esse livro e AMEI sua resenha.
    Quando for "gente grande" quem sabe não recebo a prova de um livro tão badalado?? Kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não li a resenha toda. Não quero ler muita coisa sobre o livro, prefiro assim.
    Mas só o seu último comentário valeu!

    Aguenta, ansiedade!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  14. Olá! Parabéns pela resenha! O livro já estava na minha lista e agora estou mais ansiosa para lê-lo.
    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  15. Desde Fallen e Tormment não fico ansiosa tanto por um título!E olha que estou ficando cansada de protagonistas adolescentes, mas o enredo realmente está me chamando a atenção, espero que minhas expectativas sejam sanadas.

    Parabéns pela resenha.
    P.S: Mas você está lendo, já? O .O Não saiu ainda...

    ResponderExcluir
  16. Só vejo gente falando positivamente sobre esse livro... E, apesar de não ser muito do meu estilo favorito, me chamou bastante atenção e despertou minha curiosidade.
    Talvez eu leia...
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Quanto mais ouço falar desse livro, mais vontade tenho de lê-lo! Está sendo super comentado por aí! Bjs

    ResponderExcluir
  18. qro mt ler
    estao falando suuuuuuuuuuuper bem

    ResponderExcluir
  19. Uau! Li a sua resenha (suuuuper bem escrita, parabéns) e fiquiei morrendo de vontade de ler o livro, porém (sempre tem um porém) não gosto nem um pouquinho de triângulos amorosos. Eles me angustiam profundamente e eu sempre acabo amaldiçoando o fulano ou a ciclana por suas escolhas, pois sempre alguém sai feirdo. Por isso, apesar de estar super curiosa sobre a história, vou esperar pra ver o que todo mundo vai dizer quando esse livro for lançado no Brasil. Veremos...
    Abraços, e valeu pela inforação!! Ellie

    ResponderExcluir
  20. Hérida!

    Eu amei "Destino", o livro é simplesmente fantástico, estava exausta de histórias de zumbis e vampiros, e ler o livro e conhecer a sociedade foi impressionante!
    Ótima resenha!


    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  21. Não vejo a hora de ler esse livro!! Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  22. Ei!
    Mais um YA para minha lista.
    Várias vezes isso acontece comigo, ficar dividida entre dois carinhas. Meu coração é enorme... Cabe vários...kkk
    Bjins

    ResponderExcluir
  23. Li o livro, faz a gente pensar... e a sua resenha foi perfeita. Adorei os dois!!! Que chegue logo o outro!

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito dessa resenha, esse livro realmente parece muito interessante. Eu só espero que a autora não dê importância demais para o romance e esqueça do resto.

    ResponderExcluir
  25. Adorei! *-*
    e essa resenha só fez eu me interessar mais ainda pelo livro!
    tá de parabéns! :D
    :*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL