target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 29 de julho de 2011

“A DESCOBERTA DAS BRUXAS” (Deborah Harkness)

— Sou eu que faço a mediação entre os elementos, trazendo conformidade a cada um deles – murmurei com lábios machucados.
– Eu torno o que úmido é em seco outra vez, e o que seco é em úmido. Eu torno o que duro é em suave outra vez, e o que suave é em duro. Como eu sou o fim, o meu amado é o começo. Eu contenho toda a obra da criação, e todo o conhecimento se oculta em mim…
— Quem ousa me separar do meu amor? Ninguém, pois o nosso amor é tão forte quanto a morte.
Pag. 420

A narrativa fantástica e sobrenatural exerce um enorme apelo sobre mim. Sou apaixonada por histórias míticas, que desafiam meu lado racional e me afastam do excesso de realidade que me cerca. Fui transportada para um mundo repleto de seres sobrenaturais, mistérios e perigos. Conheça “A Descoberta das Bruxas”, primeiro volume da série All Sous escrita pela autora Deborah Harkness. 
~~~*~~~
Diana Bishop é uma estudiosa da história da ciência. Concentrava suas pesquisas no período em que ciência suplantou a magia, quando o sobrenatural deu lugar à ordem racional. Para ela, era importante se manter dentro dos limites da normalidade. Diana era uma bruxa, porém estava decidida a manter qualquer vestígio de magia e feitiçaria longe de sua vida. Mas não há como fugir por muito tempo do que faz parte de sua natureza…

Durante uma pesquisa na Biblioteca Bodleiana em Oxford, Diana solicitou um antigo manuscrito alquímico - o Ashimole 782. Ao tocar o manuscrito, ela sentiu a magia fluir…aquele documento estava enfeitiçado. O porquê? Diana não estava disposta a descobrir os motivos, mas decidiu dar uma olhada em seu conteúdo por simples curiosidade acadêmica. O Ashmole 782 revelou ser um palimpsesto – um manuscrito dentro de um manuscrito – onde a escrita havia sido ocultada por algum feitiço. Diana não queria proximidade com a magia e decidiu devolver o manuscrito às prateleiras da biblioteca até que soubesse o que fazer.

Porém, era tarde demais…ao abrir o Ashmole 782 Diana atraiu a atenção de criaturas sobrenaturais. Não demorou para bruxas, demônios e vampiros invadirem sua vida. Eles estavam dispostos a tudo para descobrir os segredos ocultos no manuscrito. Uma dessas criaturas era Matthew Clairmont, um vampiro que vagava sobre a Terra há aproximadamente 1500 anos.

Matthew era um geneticista e acreditava que o manuscrito revelaria o verdadeiro conhecimento sobre a origem de todas as espécies. Mas ao se aproximar de Diana, seu interesse pelo Ashimole 782 foi ofuscado por uma necessidade primitiva de protegê-la. Ela estava sendo vigiada, ameaçada e caçada por uma horda de criaturas.

Diana sabia que não devia, mas se vê cada vez mais envolvida por aquele vampiro sedutor. Ela percebe que ele é temido, e todos insistem em alertá-la que uma bruxa jamais deve confiar e se relacionar com um vampiro. Porém, como uma mulher moderna, ela não aceita antigas convenções e decide se unir a Matthew para desvendar esse mistério.

Aos poucos a aliança entre Diana e Matthew se estreita, tornando-se mais profunda e intensa. Eles se descobrem apaixonados, mas esse amor infringe todas as regras e ameaça quebrar um pacto milenar. A paz entre as criaturas está ameaçada e uma guerra parece inevitável. Diana decide lutar contra os tabus e preconceitos que lhe foram impostos. Ela está disposta a se sacrificar para defender e viver esse grande amor, mas para isso, ela deverá assumir seu legado e aprender a dominar a magia que reside oculta dentro de si.
~~~*~~~
Sob um olhar minucioso podemos perceber que “A Descoberta das Bruxas” não tem um enredo original e até apresenta alguns elementos clichês e cheios de afetação. Aqui, também encontramos um amor proibido, a constante luta contra instintos naturais, conspirações, disputas por conhecimento…poder e uma abundância de cenas cheias de fogos de artifício. Nada disso é novidade, mas deixe-se levar…simplesmente acredite!

São os pequenos detalhes que fizeram a diferença e me deixaram colada em suas páginas. A autora me levou por um mundo cheio de prazeres e mistérios. É possível imaginar o sabor dos vinhos de Matthew, sentir o perfume das misturas perfeitas de chás de Diana, testemunhar o que aconteceu com a ordem dos templários, conhecer um pouco de alquimia e comparar a biologia moderna com os conceitos de evolução de Darwin.

Diana é uma personagem cheia de contrastes e inconsistências. Ela é muito ativa…cheia de energia, mas com muitos conflitos e barreiras para serem superadas. Confesso que em alguns momentos fiquei irritada com ela, com vontade de gritar “vamos Diana…larga essa xícara de chá e vai à luta. Não deixa o Matthew escapar!”

Agora, Matthew é maravilhoso. O peso de seu conhecimento e bagagem de vida são refletidos em sua personalidade imperiosa; ele é taciturno, enigmático e austero. Sempre imaginei que os vampiros deveriam ser assim...

Sofri como uma condenada de frustração e paixão recolhida, entrei em um estado de mau humor crônico por não ter meus desejos atendidos. O desfecho também é cruel, o livro termina justamente quando a história começa a tomar um rumo fantástico. Não estou me aguentando de ansiedade, só espero que não demore muito para o lançamento do próximo livro.
Se você também é fã de romance sobrenatural e fantasia…Leia “A Descoberta das Bruxas”. O livro é imperdível!

Harkness, Debora. A Descoberta das Bruxas. Rocco, 2011. 649 p. (série All Sous, Vol. 1)

23 comentários:

  1. Ei Hérida,

    A resenha ficou ótima, eu amei este livro e tbm estou louca pela continuação.
    Vi gente falando que achou cansativo, que tem muito detalhe desnecessário, mas eu não achei, embarquei nos ensinamentos biológicos e nas aulas de história. =]

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Resenha fantástica.
    Adoro livro que envolve magia,mesmo tendo seus clichês e tal,nunca me canso...

    ResponderExcluir
  3. QUe resenha otima, conheci o livro hj no skoob e ja encontro uma resenha dele por aqui, nossa que rapida vc! Fiquei super curiosa a respeito desse livro!

    ResponderExcluir
  4. Oi Hérida
    Estou louca por esse livro. Adoro histórias de bruxas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hérida, que resenha maravilhosa! Eu quero muito ler este livro, só que a minha lista está enorme, e não quais comprar primeiro! rsrss Quem sabe será este um deles :)
    Bjs
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  6. to doido para ler esse livro, ouvi boas criticas dele....

    ResponderExcluir
  7. Oi Herida!!!
    Eu já estava apaixonada por essa capa, e agora lendo sua resenha fiquei encantada pelo livro.
    Claro que vampiros, bruxas e afins estão em quase todos os livros do momento, porém ainda assim não resisto.
    E pelo que você disse esse vampiro é um daqueles que conquistam nosso coração de imediato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Adorei a resenha. Não conhecia o livro nem do que poderia se tratar, mas adorei o enredo e me encantei. Com certeza lerei assim que possível.
    E posso dizer uma coisa: Nada como uma narrativa fantástica e sobrenatural!

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  9. Também adorrrro narrativas fantásticas. O mundo real em que vivemos 24 horas por dia é meio que suficiente, é bom poder viajar pra outros mundo, outras eras.
    Como você disse a história não é uma grande inovação em seu enredo, mas acredito que a forma como é contada, os detalhes podem fazer dela uma leiturta maravilhosa, até porque se gostamos de outro livro com esse enredo podemos gosntar desse também, desde que seja bem feito, o que parece ser o caso.
    Além disso essa ideia de falar da evolução de Darwin de envolver a ciência, acho que pode dá muito certo.
    Vou torcer pra o próximo livro sair logo pra matar sua ansiedade. ^^

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que vi este livro achei que era do tipo 'Almanaque' (tipo Almanaque do Bruxo, Guia Harry Potter, sabe?) mas qdo fiquei sabendo que era romance fiquei até surpresa (na boa, a capa é legal mas acho que ñ combina muito com romance).
    Anyways, a estória parece ser bem legal e a sua resenha me animou bastante! Já fiquei interessada!:)

    Bjos!
    Thaís
    @sweet_lemmon
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. ADOREI!!!
    Tbm sou apaixonada por fantasia. Não conhecia o livro, mas entrou p/ lista de leituras urgentes! rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie...ameiii a história, amo fantasia e essa parece ser muitooo boa! Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Hérida!!
    Eu gosto bastante de romance sobrenatural, quero ler esse livro! Mas não sabia que vai continuar em outro livro...
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Conheci esse livro em uma indicação pelo jornal, logo de cara fiquei curiosa pois adoro o assunto sobrenatural e amo o tema bruxaria. Resuma da historia, fui logo incluindo esse livro de primeira na minha lista; de principio nem sabia que teria sequencia; mas depois dessa resenha espero poder te-lo o mais rapido possivel ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi Hérida,

    Ótima resenha, queria ler o livro assim que possível.

    Beijokas ;)

    ResponderExcluir
  16. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei tua resenha. Tô louca por esse livro mas ele ainda está muito caro :( Só que tua resenha aguçou ainda mais a vontade de ter esse livro. Eu achei que era só sobre bruxas, mas agora que vc revelou que tem vampiros, ai ai ai... surtei!! PRECISO desse livro. Torcendo pra que baixe logo o preço...rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Cheguei a ver esse livro, mas a capa me passou uma impressão de livro exotérico, para que estuda bruxaria!! rs...
    Não tinha idéia que era um romance!
    Agora fiquei curiosa!
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  18. Hérida, sua resenha é perfeita descreveu tudo q senti ao ler esse livro, tb sofri quando chegaram as ultimas paginas, a unica coisa q me alivia é a certeza vou le-lo novamente assim a o 2º sair, e assim tb vou ler 2 primeiros de novo quando sair o 3º, pois esse romance. E´pra ser lido varias vezes.

    ResponderExcluir
  19. HAHAHA... realmente, parece ser uma estória bem normal!
    Mas já que você diz, merece sim uma conferida!rsrs

    Beijinhos!

    Mariana Sampaio
    Blig Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  20. Amei esse livro, já virou um dos meus livros de cabeceira. A narrativa é muito boa e bem contada. Só fiquei frustrada pq acabou de uma hora para outra, quando que será lançado o proximo? Alguém pode me dizer? Quantos livros fazem parte da série? Super recomendo esse livro.
    Beijos...
    @adriana_kiki

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros que tenham bruxas,fadas, tema sobrenatural em geral e sua resenha esta maravilhosa adorei e com certeza vou gostar de ter o livro.
    Beijos
    Claudia
    Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir
  22. Confesso que o tema sobrenatural e fantasia são os meus favoritos; se tiver bruxas então pode ter certeza que entrara na minha lista. Conheci esse livro por uma indicação de jornal e logo procurei informações sobre a historia que por sinal logo me deixou curiosa. Tbm soube que o final deixa todos "malucos" e loucos pela continuação; espero tbm ficar assim e logo poder ler essa historia ;p

    ResponderExcluir
  23. PRECISO DESSE LIVRO!!! Desde que vi o Book trailer ele entrou na minha wish list, e agora lendo sua resenha ele torna-se OBRIGATÓRIO em minha estante!!!

    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL