target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 11 de abril de 2012

“ANTES DE DORMIR” (S.J. Watson)

Sinto que estou ficando louca. Tudo é fluído, tudo é movediço. Penso uma coisa e então, um momento depois, imagino o contrário. Acredito em tudo que meu marido diz e depois não acredito em nada. Confio nele, depois não. Nada parece real, nada inventado. Nem eu mesma.
Pág. 232
~~~*~~~
Há vinte anos um misterioso acidente mudou a vida de Christine Lucas. Todas as manhãs Christine acorda em um quarto estranho, sem saber onde está, como foi parar ali e quem é o homem que dorme a seu lado. Nada lhe parece familiar.
Ela se sente confusa e amedrontada, pois não sabe como voltar para casa. Será que ela foi a uma festa na noite anterior? Para não se lembrar de nada deve ter ficado muito bêbada – pensa Christine. Ela se levanta e vai ao banheiro, tentando ganhar tempo para decidir o que fazer. Então, quando olha no espelho, Christine encontra uma estranha…

O rosto que vê não é o dela. O cabelo está ralo, a pele flácida, os lábios finos; mas então ela nota os olhos… Apesar de tudo parecer diferente, a pessoa refletida no espelho é ela. Christine descobre ser uma mulher de meia-idade e entra em pânico.
Então, o homem com quem passou a noite – Ben – lhe revela o impossível. Ele diz que é seu marido e que aquela é a sua casa.

Christine possui um tipo raro de amnésia, ela consegue armazenar informações por um período de 24 horas, mas ao adormecer profundamente… tudo se perde. Todos os dias Christine precisa desvendar seu passado, conhecer a nova vida que leva e tentar não enlouquecer com a verdade que lhe é imposta.
Logo, Christine percebe que depende de Ben, que aquele homem paciente e carinhoso é tudo que lhe resta. Para ela, Ben é um completo estranho, não restou nenhum vestígio de lembrança sobre aquele homem. Mas logo isso mudaria…

Em uma manhã, Christine recebe uma ligação. O homem ao telefone diz se chamar Dr. Nash, diz também que é seu médico e que está ajudando-a a trabalhar sua memória. Entretanto, o Dr. Nash lhe pede para que não conte a Ben que ela está se consultando com ele. Será esse médico digno de confiança? Christine não tem muitas opções e decide acreditar nos motivos do médico querer vê-la em segredo.

Nesse mesmo dia, o Dr. Nash revela que ela está escrevendo um diário para tentar reconstruir sua história e que, todas as manhãs, telefona para lembrá-la onde o escondeu.
Porém, em uma certa manhã, tudo muda. Ao abrir o diário, Christine encontra algo aterrorizante… Ela reconhece sua própria caligrafia e percebe o quão assustadoras são as palavras que escreveu: “Não confie em Ben”. A partir desse dia, Christine é tomada pela desconfiança e passa a duvidar de tudo que o marido já lhe contou. Tem a constante sensação de que sua vida é um embuste, uma mentira que é levada a acreditar todos os dias.

Será que ela pode confiar em alguém? Ben está mentindo ou tentando poupá-la de mais dor? Mas há também uma outra possibilidade… tudo pode ser apenas uma invenção da mente fraca e doentia de Christine… 
  ~~~*~~~
Antes de Dormir é o romance de estreia do britânico S. J. Watson. O livro conta uma história de incertezas e revelações. O tema proposto é muito atraente, mas também opressivo. Não consigo imaginar acordar todos os dias com a mente praticamente em branco; sem saber onde estou ou quem é o homem que está ao meu lado. Experimentar – dia após dia – a tristeza, o medo, o constrangimento e a confusão é algo angustiante demais!
Christine tem flashes de memórias, mas é constantemente atingida pela insegurança. Pensamentos de que essas recordações são apenas a expressão de um desejo, que são imagens inventadas pelo seu subconsciente para suprimir o vazio. A luta que Christine trava para manter o fio condutor, entre o passado e o presente, é de enlouquecer.

A narrativa do autor é muito envolvente, ele praticamente nos obriga a vivenciar as aflições da protagonista. A cada página, novas perguntas surgem e a dúvida acompanha o leitor do início ao fim. Dentre muitas teorias formuladas, posso dizer que decifrei alguns dos mistérios apresentados. Assim, o desfecho não foi totalmente uma surpresa para mim.

A história é impressionante, mas em certos momentos a repetição da rotina de Christine se tornou cansativa. Percebi também que existem pequenas falhas no enredo. Não é nada que atrapalhe o desenvolvimento da trama, mas que me fez questionar a plausibilidade de alguns fatos. Ainda assim, Antes de Dormir é um thriller de suspense excelente.
Um livro assustador – não por apresentar cenas de terror – mas porque a situação imposta é apavorante. Vale a pena ler.

Watson, S. J. Antes de dormir. Record, 2012. 400p. 

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL