target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 22 de março de 2013

“GAROTA EXEMPLAR” (Gillian Flynn)

Ser a Garota Legal significa que sou uma mulher gostosa, brilhante, divertida, que adora futebol, pôquer, piadas indecentes e arrotos, que joga vídeo game, bebe cerveja barata, adora ménage à trois e sexo anal… Garotas Legais são acima de tudo gostosas. Gostosas e compreensivas. Garotas Legais nunca ficam com raiva. Apenas sorriem de uma forma desapontada e amorosa e deixam seus homens fazerem o que quiserem. Vá em frente, me sacaneie, não ligo, sou a Garota Legal.
p. 244
~~~*~~~
No dia de seu quinto aniversário de casamento, Nick Dunne encontra sua casa revirada e com sinais de luta. Sua esposa, a doce Amy, desapareceu. Nick imediatamente chama a policia e tudo indica se tratar de um sequestro. 

Mas Nick é um homem estoico, e sua atitude calma e sem emoção parece inadequada aos policiais. Logo, ele se torna o principal suspeito de assassinato. 

Ao lado de Margo - sua irmã gêmea - Nick jura inocência, mas a cada dia inspira mais desconfiança. Preso numa sequência de mentiras e omissões, ele conquista a antipatia do público e a certeza da polícia em sua culpa. Tudo conspira contra Nick e, sentindo-se pressionado, decide provar que não é um assassino. 

Nick tenta descobrir o que realmente aconteceu com Amy. Mas existem muitas perguntas a serem respondidas, cujas respostas... podem destruí-lo.
~~~*~~~
Garota Exemplar de Gillian Flynn é um thriller ardiloso; daqueles que fazem o leitor traçar teorias, suspeitar do impossível e logo em seguida ver suas ideias serem lançadas ao vento. Um thriller que trabalha não só o psicológicos dos personagens, mas o do leitor também. A autora brinca com o que é moralmente certo e errado, e me vi desafiada a rever minhas opiniões. Pois, em dado momento, percebi que minha balança começou a pender para o lado errado, que estava torcendo para o vilão da história se dar bem. Meu lado megera aflorou.

Mas então… tudo se transforma. O que parecia concreto e certo a meus olhos, se tornou inconsistente. Confesso que entre as inúmeras hipóteses que cogitei, uma delas se mostrou acertada. Porém, eu não imaginava as motivações. É incrível a capacidade da autora de fazer algo leviano parecer justificável para os personagens, e aos olhos do leitor também. 

A escrita da autora é espetacular. Ela não se limita a contar uma história, Flynn coloca os personagens numa espécie de debate com o leitor. Somos questionados, desafiados a tomar partido e avaliar ações. O livro é narrado em primeira pessoa e os capítulos se intercalam sob os pontos de vista de Nick e Amy. Na primeira parte do livro eu me senti presa numa armadilha, pois não sabia em quem acreditar. Frases de duplo sentido causavam suspeitas, algumas ações dos personagens pareciam inocentes demais ou exalavam malícia. Quem estaria falando a verdade? 

Um leitor atento perceberá mensagens implícitas no texto, que podem direcioná-lo para o caminho certo, mas é praticamente impossível desvendar os porquês e se inteirar da personalidade dos protagonistas numa primeira avaliação. 

De um lado, temos um thriller de suspense, cujo foco é o desaparecimento de Amy. Do outro, acompanhamos as nuances de um casamento… as dificuldades do cotidiano, a convivência que descortina nosso verdadeiro “eu” aos olhos do companheiro, as pequenas mentiras e frustrações. Gillian Flynn teceu a trama de Garota Exemplar de forma notável.
Ao contrário da Nanda, eu não odiei o Nick e não achei o personagem fraco. Acredito que ele é um tolo, uma besta mesmo, um homem omisso e com pouca capacidade de decisão. Mas de forma alguma fraco. Agora, Amy é uma personagem sedutora, astuta e muito… mas muito inteligente. Não há como desprezar a sagacidade de Amy. 

Garota Exemplar é um livro que ecoa em nossa mente por um bom tempo. Cheguei a sonhar com possíveis desdobramentos e ainda não me desvencilhei de Nick e Amy. O livro é surpreendente, não só pela história de tirar o fôlego, mas também pela engenhosidade da autora. Leiam sem medo de errar!

Flynn, Gillian. Garota Exemplar. Intrínseca, 2013. 448 p.  

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL