target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 19 de abril de 2013

“UM MOTIM NO TEMPO” – Infinity Ring (James Dashner)

O tempo havia saído dos eixos – era nisso que os Guardiões da História acreditavam. E, como as coisas não podiam mais ser consertadas, só havia uma esperança... voltar no tempo e corrigir o passado. p. 12
~~~*~~~
Sinopse:

Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade.

Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo. Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele.

Lá, encontram nada mais nada menos que um dispositivo que, assim que for finalizado, possibilitará a viagem no tempo - o Anel do Infinito. Sera, craque da matemática, consegue preencher a última lacuna nos cálculos e, quando os pais de Dak retornam, o mecanismo está pronto para ser usado. Na primeira tentativa, porém, os dois adultos desaparecem. Quando tudo parece estar perdido, Dak e Sera são recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta criada há muitos séculos.

Eles então descobrem que os agentes da SQ estavam alterando eventos históricos importantes para conseguir mais poder para a organização, gerando as Grandes Fraturas, que em breve levarão ao fim do mundo.
Assim, de posse do Anel, Dak e Sera viajarão pela história com a missão nada fácil de encontrar os pais de Dak, corrigir as fraturas e salvar o planeta.
~~~*~~~
Um Motim no Tempo – primeiro livro da série Infinity Ring de James Dashner – é uma aventura juvenil sensacional. Para quem não sabe, Infinity Ring é dos mesmos criadores da série 39 Clues, onde cada volume será escrito por um autor diferente, exceto o primeiro e o último que serão de autoria de James Dashner.

A ambientação da história – que aparentemente transcorre em um futuro não definido – somada à existência de uma entidade controladora confere à trama um “que” de distopia. Mas o foco da história são as viagens no tempo. O tema é clichê, afinal há inúmeros livros que abordam o mesmo assunto, mas o autor conduz a trama de forma muito criativa.

Através da viagem no tempo, o leitor revisita momentos históricos que tornam a trama, além de emocionante, mais atrativa. Nessa primeira aventura, Dashner nos leva à Espanha de 1492, na data em que a Nau Santa Maria e as caravelas Pinta e Niña zarparam, sob o comando de Cristóvão Colombo, em busca do novo mundo. É durante a viagem de Colombo que nossos heróis viverão uma grande aventura.

Além do entretenimento, a série parece ter uma proposta instrutiva, pois os eventos históricos descritos aqui acabam transmitindo conhecimento de uma forma divertida. Porém, achei que as informações sobre Colombo foram muito escassas. Uma figura histórica importante, mas que não travou nenhum diálogo inteligente no livro. Foi apenas uma figura de passagem. Uma pena, não é?

Esse é o primeiro livro que leio de Dashner, também autor do Best Seller Maze Runner, e gostei muito de sua escrita. Narração ágil e de fácil leitura, mas sem ser simplória. O autor não se atém a descrições, o que torna a leitura mais fluida e agradável para o público jovem. Em contrapartida, deixa o leitor maduro sedento por mais detalhes.

Mesmo sendo uma história infanto-juvenil, acredito que os marmanjos também irão curtir. Eu adorei!

Dashner, James. Um Motim no Tempo. Seguinte, 2013. 240 p. (Infinity Ring, Vol. 1)

Postagens populares

seguidores

LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL