target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

“A 5ª ONDA” (Rick Yancey)

— 1ª Onda: apagam-se as luzes. 2ª Onda: começa arrebentação. 3ª Onda: pestilência. 
4ª Onda: silenciador. O que vem em seguida, Evan? O que é a 5ª Onda?
p. 283
~~~*~~~
Às vezes ela achava que era a última sobrevivente da Terra. Claro que esse era um pensamento tolo, os Outros não poderiam ter matado todo mundo, mas Cassie se sentia assim às vezes… a única que restara.

Cassie não era a mesma garota que fora um dia. Ela mudou desde a Chegada, quando os Outros colocarem seus traseiros alienígenas em órbita alta. Agora, ela era a Cassie que não confiava em ninguém, a Cassie que sabia que poderia morrer a qualquer momento… a Cassie que matava.

Quando os satélites captaram as imagens da Nave Mãe, ninguém sabia ao certo o que iria acontecer. Dez dias depois foi lançada a 1ª Onda, que levou meio milhão de pessoas. A 2ª Onda fez esse número parecer uma piada. A 3ª Onda dizimou 97% da população que sobreviveu às duas primeiras. Agora, a 4ª Onda obriga as pessoas a viverem sozinhas, pois não podem confiar em mais ninguém.

Cassie perdeu sua mãe na 3ª Onda, e fugiu com seu pai e irmãozinho Sammy para um acampamento de refugiados. Mas os Outros tinham olhos em todos os lugares. Cassie se separou de Sammy, mas ela prometeu que iria encontrá-lo. Ela estava disposta a tudo para cumprir com sua palavra.

Permanecer sozinha é permanecer viva, mas o destino coloca um estranho no caminho de Cassie. Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão?
Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a suspeita e a confiança, entre a vida ou a morte… entre desistir ou lutar!
~~~*~~~
A 5ª Onda – primeiro volume da série homônima de Rick Yancey – é um YA de ficção científica que me surpreendeu demais. Confesso que esperava uma história com todos aqueles clichês juvenis comuns em livros do gênero, porém não foi isso que encontrei. Claro que o enredo não está totalmente isento dos estereótipos, mas estes são menos pronunciados.

O enredo de A 5ª Onda tem como foco uma invasão alienígena, onde os extraterrestres realizam ataques que visam o extinção dos humanos, chamados de “ondas”. Cada onda é marcada por uma investida para enfraquecer o poder de resistência e aniquilar os homens da face da Terra. O livro começa já com a 4ª Onda em curso, e ao longo da história dá-se início à 5ª Onda de ataques. É nesse ponto que a história se torna mais empolgante, pois a maneira que os invasores planejam realizar a 5ª onda de ataques é bem interessante.

O texto de Yancey possui um tom mais maduro, pois ele descreve cenas de violência, morte e extermínio em massa, sendo que jovens e crianças se veem obrigados a lutar. Particularmente, não simpatizo com escritas que tratam os jovens como leitores inocentes, incapazes de diferenciar realidade da ficção. O autor acertou no ponto, pois o enredo não possui violência em demasia, mas também não esconde o medo, a dor e as mortes que acompanham a guerra.

Outra característica que me agradou bastante foi a estrutura do texto. A principio a narrativa é intercalada entre alguns personagens, descrevendo pontos de vista diferentes, e posteriormente as histórias se entrelaçam.

O Tema “aliens” versus resistência humana não é nenhuma novidade, mas a forma como o autor desenvolveu a história foi muito envolvente. Me deparei com uma trama instigante e repleta de reviravoltas. O único ponto negativo será aguardar o lançamento da continuação.

A 5ª Onda é leitura obrigatória para os fãs do gênero. Leia!!

Yancey, Rick. A 5ª Onda. Fundamento, 2013. 367 p. (A 5ª Onda, Vol. 1)

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL