target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“O MANIPULADOR” (John Grisham)


(…) Como se sobrevive cinco anos na prisão? Você não pensa em anos, nem em meses ou semanas. Pensa no hoje – como passar por ele, como sobreviver a ele. Quando acorda na manhã seguinte, outro dia se passou. Os dias se somam. As semanas se atropelam. Os meses se transformam em anos. Você percebe o quanto é forte por ser capaz de viver e sobreviver quando não tem alternativa alguma.
p. 19
~~~*~~~
Malcolm Bannister é advogado e está na cadeia. Negro, 43 anos e condenado por um delito que não sabia que cometia…. crime de colarinho-branco. Seu erro foi pegar o cliente errado.
Já cumpriu metade de sua pena de 10 anos de reclusão numa penitenciária de segurança mínima, mas os dias se arrastam e ele está decidido a conquistar novamente a liberdade. Ele é inocente, e não acha justo ter recebido uma pena tão longa. 

Finalmente, a oportunidade que ele tanto aguardava se apresentou… Quando Raymond Fawcett – um juiz federal – é encontrado morto, Bannister faz seu primeiro movimento. 
O FBI estava tateando às cegas. Sem testemunhas, sem provas na cena do crime, sem erros cometido pelo assassino, só algumas pistas inúteis e muito poucos suspeitos que foram julgados pelo juiz. A investigação batia num beco sem saída, e a cada dia que passava o rastro ficava mais frio.

É nesse momento que Bannister entra em contato com as autoridades. Ele afirma que sabe quem assassinou Fawcett, e sabe o motivo.
Mas tudo na vida tem um preço. Bannister exige o uso do artigo 35 das Normas Federais de Processo Penal para sair da prisão. Tal artigo permite a comutação da pena de um réu que oferecer “assistência substancial na investigação de um crime ou julgamento de outra pessoa”.
Os dados foram lançados. Nada é o que parece e tudo não passa de um jogo onde, no final, o crime pode sim compensar.
~~~*~~~
O Manipulador, último thriller jurídico do autor John Grisham lançado pela editora Rocco, é um daqueles livros cujo início representa um desafio ao leitor. A história começa com o relato em primeira pessoa de Malcolm Bannister – nosso protagonista –, e durante os primeiros capítulos somos bombardeados de informações… Sobre a carreira de Bannister, como ele foi parar na cadeia, sobre seu casamento, seu cotidiano na prisão, etc. 
Enfim, John Grisham prepara o terreno e situa o leitor sobre os eventos que antecedem as ações do personagem. Um leitor atento perceberá muitas dicas nessa fase da trama, e será capaz de correlacioná-las com os acontecimentos ao longo do livro. Na verdade, eu consegui decifrar algumas das artimanhas de Bannister. rsrs Mas nem por isso o livro deixou de ser instigante.

Nesse começo o ritmo da história flutua e se torna um tanto cansativa. Porém, são momentos passageiros e logo a trama ganha corpo, as ações de Bannister são definidas e o ritmo melhora.
Grisham monta sua história introduzindo cada peça no momento propício, como um quebra-cabeça a ser montado. Nenhum detalhe apresentado é sem propósito. 

As ações do personagem principal são desenvolvidas para manipular – não só os eventos do enredo, mas também o leitor – como marionetes. Acreditei em sua história e intenções, mas ao chegar próximo ao desfecho percebi que nada era o que parecia. Apesar de desconfiar que havia algo mais por trás da história, acabamos ludibriados por Bannister! 

O enredo é inteligente e os personagens intrigantes. Entretanto, achei que os acontecimentos transcorreram de forma muito livre. Tudo aconteceu como o planejado… fácil demais! Até o último momento esperei uma reviravolta ou algum obstáculo que atrapalhasse os planos dos personagens.

Um livro repleto de engodos e mentiras. Muito bacana. Para os fãs do autor ou livros do gênero, O Manipulador é uma ótima pedida.

Grisham, John. O Manipulador. Rocco, 2013.351 p.



Postagens populares

seguidores

LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL