target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sábado, 3 de maio de 2014

“JARDIM DO PESADELO” (Caitlin Kittredge)

“Como guardiã do portal, você deve confiar apenas em si mesma. Só você se situa entre a Terra do Ferro dos homens e o que jaz além. E, nesse papel, você tem que confiar apenas em sua mente, em sua perspicácia e em seu intelecto.”
p. 18
~~~*~~~
Sinopse:
(contém spoiler para quem não leu o primeiro livro da série)

Aoife Grayson percebe apenas destruição quando olha para seu passado mais recente. A vida tranquila como estudante na Academia parece ter ocorrido séculos atrás. Naquela época, o maior problema era a doença mental da mãe, mas a vida seguia com certo controle, apesar da promessa de que aos chegar aos 16 anos seria atacada por um vírus que também a deixaria louca.

Diversas verdades vêm à tona. Aoife descobre que muito do que acreditava nunca existiu e que, junto com quase toda a população de Lovecraft, ela vinha sendo manipulada. A verdade veio acompanhada de mudanças bruscas. O irmão mais velho desaparece e reaparece somente depois de um ano. O pai, com quem nunca havia se encontrado, ressurge. Tudo fica de ponta-cabeça, mas tudo isso é somente o começo de uma grande jornada.
Agora, Aoife terá de enfrentar novos e grandes desafios. Desta vez estará acompanhada não apenas do irmão Conrad, mas de amigos que estão realmente do seu lado, Cal, Bethina e Dean. Após a destruição de Lovecraft, Aoife foge acompanhada por seu pequeno grupo. Ela procura um abrigo temporário para colocar os pensamentos no lugar. 

Porém, não há muito tempo para planejamento. Logo ela se vê prisioneira de uma das tantas criaturas que habitam as Névoas. Apesar de conseguir se libertar desse primeiro contratempo, terá de passar por provas cada vez mais difíceis, especialmente depois que ela resolve voltar para Lovecraft. O objetivo é reencontrar a mãe, Nerissa, abandonada à própria sorte.

Seu mundo está se despedaçando… e então os sonhos começam. Neles uma figura misteriosa lhe diz para ir para o norte, para as geladas desolações do Circulo Ártico, encontrar a irmandade do Ferro. A Irmandade guarda um segredo que pode trazer ordem ao caos.
Mas será mesmo possível reparar o que Aoife destruiu? Para descobrir, ela precisará embarcar numa jornada que seria o fim de qualquer garota comum. 
~~~*~~~ 
Jardim do Pesadelo – segundo volume da trilogia Código de Ferro de Caitlin Kittredge – foi um verdadeiro desafio para mim. Li o primeiro livro da série – Espinho de Ferro – há mais de um ano, e não me lembrava de todos os detalhes da trama. Informações importantes do enredo acabaram sendo esquecidas. Fiquei perdida, o que me desmotivou no início da leitura. Um entrave inesperado.

Acredito que o principal motivo para isso ter acontecido, seja a trama intrincada e repleta de pormenores que a autora traçou. Caitlin Kittredge mescla os gêneros literários steampunk, sobrenatural e um toque de distopia, uma aposta ousada e interessante, mas que acabou pesando pelo excesso de informações. São tantos detalhes, mundos paralelos, criaturas, portais e o escambal, que me senti desorientada. A narrativa é densa e não flui de forma espontânea. Na verdade, não acredito que a culpa seja toda do enredo do livro, o mais provável é que eu não estivesse em um bom momento para essa leitura. 

Aoife, nossa protagonista, é o foco de Jardim do Pesadelo. Infelizmente, achei a evolução do enredo em torno da personagem tedioso e irritante. Aoife se lamenta demais pelas decisões tomadas no primeiro livro, mas continua não pesando as consequências de suas decisões. Outro ponto que me incomodou é que a história não passa de uma sucessão de capturas e fugas.
O que salvou o livro foi o desfecho. Confesso que cogitei abandonar a série, mas depois do final surpreendente vais ser impossível não conferir a sequência. Agora eu preciso saber o que vai acontecer!

Não tenho certeza se a trilogia Código de Ferro agradará a todos, afinal, eu mesma ainda não sei se gosto ou não. Mas acredito que é uma boa pedida para leitores que procuram algo diferente e que desafiem a imaginação.  

Postagens populares

seguidores

LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL