target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"POR ONDE VOCÊ ANDA?" (Mary Higgins Clark)

- Mack, eu vou te achar. Os tiras tentaram e fracassaram. O detetive particular também. Mas eu não falharei. Juro que não.
(...) - Vou te encontrar, seu vagabundo - gritei -, e é melhor que você tenha um motivo muito bom para nos torturar desse jeito.
p. 14
~~~*~~~
Sinopse:

Já se passaram dez anos desde que Charles Mackenzie Jr., "Mack", então com 21 anos, foi embora. Um dia, o estudante saiu de seu apartamento em Manhattan sem dizer uma palavra a seus colegas de quarto na Universidade de Columbia e nunca mais foi visto. Entretanto, todos os anos, religiosamente no Dia das Mães, ele telefona para sua mãe. E, a cada ligação, garante a ela que está bem, mas se recusa a responder suas ansiosas perguntas e logo desliga.

A irmã mais nova de Mack, Carolyn, que já enfrentou duas perdas familiares, percebe que jamais poderá ter paz se não encontrar o irmão. Ela então decide investigar o que aconteceu com ele. Assim, quando Mack faz a aguardada ligação nos Dias das Mães, Carlyn interrompe o telefonema e declara sua intensão de localizá-lo custe o que custar. Na manhã seguinte, o tio dela, monsenhor Devon Mackenzie, recebe uma mensagem rabiscada em uma tira de papel: "Tio Devon, diga a Carolyn que não deve me procurar".

Mas Carolyn ignora o misterioso aviso do irmão e vai em frente com o plano, seguindo todas as pistas que ele possa ter deixado. No meio do caminho, porém, a jovem Leesey Andrews é vista pela última vez em um badalado clube noturno, e o sumiço dela é relacionado a outros dois casos bastante parecidos. Para surpresa de Carolyn, isso coloca novamente em evidencia o arquivado processo de Mack, e a polícia passa a considerá-lo um dos principais suspeitos.

A busca pela verdade sobre a ausência do irmão aos poucos conduz a destemida Carolyn em direção a um mundo de perigos inesperados e questões não respondidas.
~~~*~~~
Por Onde Você Anda? foi minha estreia entre os inúmeros romances policiais publicados por Mary Higgins Clark. Faz tempo que tenho curiosidade em conhecer as obras da autora, e posso afirmar que ela não me decepcionou. Pelo contrário, terminei o livro com aquela sensação de que havia sido enganada!

Todo o mistério gira em torno de Charlie Mackenzie Jr. - Mack - que desapareceu há 10 anos, mas que entra em contato com a família todo ano nos dias das mães. Fica evidente que o rapaz não quer ser encontrado, mas também quer deixar claro que está bem vivo.
Então... o que aconteceu com Mack? O que poderia tê-lo levado a fugir ou esconder-se? 
Os traços do desaparecimento de Mack são incomuns, o que provoca vários questionamentos. Enquanto avançava na leitura, formulei hipóteses e as descartei sucessivamente. Nenhuma teoria parecia fazer sentido e isso me causou certa frustração. No bom sentido, claro!

Apesar de ter decifrado uma parte do mistério, eu passei longe de acertar o motivo e o responsável pelos ardis apresentados. A autora nos coloca à frente de tantas reviravoltas, pistas desencontradas e personagens suspeitos que qualquer tentativa de tentar adivinhar algo se mostra um esforço infrutífero.

No final, descobri que a resposta mais simples e plausível é a correta, mas que durante a leitura tal hipótese não passou pela minha cabeça. Adorei o desafio e a sensação de que estava deixando escapar alguma evidência importante. 

Na verdade, o enredo não apresenta nenhum elemento excepcional, mas a forma como os enigmas foram encaixados e os desdobramentos tecidos tornaram o livro instigante e delicioso de ler. 

Não é por acaso que Mary Higgins Clark é considerada a rainha do suspense. Por Onde Você Anda? é um livro que incita a curiosidade; que consegue nos envolver sem fazer uso de artifícios apelativos. Com certeza lerei outros livros da autora.

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL