– Vou dormir – ela anunciou. E, sem dizer mais nada, foi para o quarto e fechou a porta.
Dez minutos depois, abriu a porta e pôs a cabeça para fora.
- Acho que você está enganado. Ele não é um assassino serial, um doente que leu a Bíblia demais. É simplesmente um canalha ordinário que odeia as mulheres.”
Dez minutos depois, abriu a porta e pôs a cabeça para fora.
- Acho que você está enganado. Ele não é um assassino serial, um doente que leu a Bíblia demais. É simplesmente um canalha ordinário que odeia as mulheres.”
Pág. 347/348
~~~*~~~
Após publicar uma reportagem com afirmações falsas sobre um financista sueco, Mikael Blonkvist, editor chefe da revista Millennium, é condenado a três meses de prisão por calunia e difamação. Para não prejudicar a revista que já está passando por dificuldades, Blonkvist decide afastar-se e logo recebe uma proposta de trabalho de Henrik Vanger, supostamente para escrever uma biografia de sua família, mas na realidade o que ele deseja é que Mikael descubra o que realmente aconteceu com sua sobrinha adolescente, desaparecida há quase quarenta anos, Herriet Vanger.Não existem pistas do paradeiro de Harriet, pois no dia de seu desaparecimento o acesso à ilha, onde ela e sua família moravam, estava fechado. Como Herriet poderia ter saído sem deixar vestígios?
Mas há algo ainda mais estranho e cruel. A cada ano Henrik Vanger recebe uma flor emoldura, presente que Herriet costumava lhe dar antes de desaparecer.
Paralelamente acompanhamos Lisbeth Salander, uma hacker exímia....garota problema, perspicaz, com aparência excêntrica e sofrida - que pela falta de confiança e dificuldade de se relacionar tornou-se fria e distante.
Mikael e Lisbeth se unem para desvendar esse misterio e descobrem uma série de assassinatos ocorridos antes do desaparecimento de Herriet. Eles se descobrirão em meio uma rede se intrigas e segredos envolvendo o próprio clã Vanger.
~~~*~~~
Os Homens Que Não Amavam As Mulheres é o primeiro livro da trilogia "Millennium" de Stieg Larsson, um sueco que morreu subitamente aos 50 anos de idade em 2004, antes mesmo de ver seus livros fazerem sucesso.
É complicado falar desse livro. A proposta é excelente, mas senti certa dificuldade com a narrativa do autor. O livro é repleto de descrições, o que tornou o início da leitura um tanto cansativa.
Os Homens Que Não Amavam As Mulheres nos mostra um mundo de intrigas, engôdos e uma boa pitada de sadismo e violência, mas tudo isso é oferecido em doses homeopáticas.
Após a inclusão de Lisbeth na investigação, o ritmo do livro melhora muito e a leitura se torna mais emocionante.
O final da história não me surpreendeu, o desfecho foi um tanto previsível para mim. Após a conclusão do caso, o livro continua com uma escrita arrastada e parece que não vai ter fim.
O problema não é trama em si, mas a narrativa do autor que não me empolgou.
Apesar de tudo, o livro ainda vale a pena, principalmente para quem gosta de tramas repletas de detalhes sórdidos, incluindo: maus tratos, crueldade contra animais, adultério, homicídio e incesto. Os fãs de romances policiais intrincados irão adorar.
Oi Hérida, bem vinda!!!
ResponderExcluirGostei do visual do seu blog, vou adicionar você ok!!
bjs
Oi Hérida
ResponderExcluirLi o seu recado e já aproveitei para dar uma passada por aqui, é sempre bom encontrar blogs sobre literatura.
Sobre o livro, me colocastes uma pulga atrás da orelha, pois estava pensando em comprá-lo. Acho que darei preferencia a outros, agora.
[]'s
Oi, Hérida
ResponderExcluirQue legal conhecer o seu cantinho. Estou filando várias dicas. Inclusive essa que motivou o post. Comprei o livro, tá na pilha mas, não sei quando o lerei. Aproveito para agradecer a visita ao Romance Gracinha e, com certeza, acompanharei Lendo nas Entrelinhas (adorei o título do blog!) de perto. Beijocas
Olá Meninas!
ResponderExcluirNão quis desanimar vocês da leitura, é questão de gosto, aposto que muita gente vai me chamar de louca por não ter gostado tanto assim do livro.
Não deixem de ler, a trama é interessante.
Obrigado pelo carinho e voltem sempre tá?! rsss
Não
Beijos
Ahhh fiz uma comentário bem semelhante sobre este livro!!! Também achei que lisbeth salvou a pátria!!!
ResponderExcluirBj
Ola! Encontrei o blog recentemente, e gostei demais de suas resenhas, sério! Bom, concordo contigo sobre o livro, mas eu gostei bastante da série (ele apresenta uma falha primordial um tanto comum em séries: o último livro é o mais decepcionante, coisa que se repete em Fronteiras do Universo)
ResponderExcluirOlá ... parabéns pelo site
ResponderExcluirTrilogia muito boa, realmente o autor sabe fazer uma trama policial, porém não é dos melhores livros que já li, mas claro que vale a pena ler suas mais de 2100 páginas ....
Recomendo