target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sábado, 29 de agosto de 2009

"A BÚSSOLA DE OURO" (Philip Pullman)

A história se passa em um mundo muito parecido com o nosso, mas com diferenças importantes. Cada humano possui um companheiro inseparável, uma espécie de espírito que possui a forma de um animal, chamado Dimon( achei o nome bem sugestivo), humano e dimon são ligados na vida e na morte.
Durante a infância, enquanto a personalidade ainda está sendo moldada, os dimons tem a capacidade e mudar de forma, mas quando seu humano se torna adulto adquire uma forma fixa, geralmente a forma é a expressão do que o individuo se tornou. Estes seres, são uma espécie de personificação da alma humana, são ligados espiritualmente e não suportam a separação, mesmo que momentânea.
~~~*~~~
Na Universidade Jordan em Oxford, vive Lyra Belacqua, uma garota muito esperta e rebelde, uma verdadeira artista para contar mentiras, que junto com seu dimon Pantalaimon... está sempre arrumando confusão.
Curiosa sobre o que os catedráticos conversam em suas reuniões, se esconde em um armário na sala do reitor. Durante uma reunião secreta, Lyra ouve pela primeira vez seu tio, Lorde Asriel falar sobre o "Pó".

Mas o que é o Pó?

Toda trama gira em torno da resposta a esta pergunta, tanto a igreja como os cientistas, estão dispostos a descobrir a qualquer custo de onde vem e o que é o Pó. Parece ser uma partícula elementar, que vem de um mundo paralelo através da Aurora Boreal.

Crianças começam a ser sequestradas pelos chamados Globbers e a aventura de Lyra se inicia quando Roger, seu melhor amigo e Billy Costa, um gipsio ( espécie de cigano) desaparecem. Experimentos científicos mostram que o Pó se "liga" aos adultos, mas não às crianças. Os religiosos acreditam que isto ocorra devido a inocência das crianças e que o Pó reconhece o pecado original dos humanos. Na tentativa de descobrir o por quê, crianças estão sendo usadas como cobaias.

Nesse momento Lyra é apresentada a Sra Couter, uma dama linda e educada que possui um dimon macaco-dourado ( que é um pentelho) e é informada que ficará aos cuidados desta mulher. Mas antes de deixar a Universidade Jordan, ela recebe do reitor um objeto parecido com uma bússola, um raro Aletiômetro ("medidor de verdades", do grego alètheia que significa "verdade").

Morando com a Sr.Couter, Lyra descobre alguns segredos...ela é a líder dos Globbers, seu tio Asriel é prisioneiro dos ursos de armadura e que a igreja também está por traz dos sequestros. Ela foge e embarca com os gipsios em uma perigosa viagem ao norte Ártico e com a ajuda do Aletiômetro lutará para resgatar seus amigos e descobrir os segredos do Pó. Conhecerá a traição, o egoísmo e a cobiça.
~~~*~~~ 
"A Bússola De Ouro" é o primeiro livro da trilogia Fronteiras Do Universo de Philp Pullman. Confesso que comecei a ler com um "pé atrás", puro preconceito, achei que fosse um livro infantil, com uma história boba de fantasia.
Totalmente enganada.... o livro é claramente uma critica à igreja católica, misturando teologia, ciência e politica. O autor explora tabus religiosos, éticos e questiona valores morais, onde o bem e o mal estão sempre presentes e faz parte da natureza do homem. É um tema controverso, mas sem apologia ao ateísmo.
Apesar de ser recheado de seres mitológicos, como clãs de bruxas, ursos com armaduras e cientistas excêntricos; para um livro classificado como infanto-juvenil, tanto a narrativa quanto o enredo são um tanto complexos.
A narrativa é ágil e inteligente, em alguns momentos agressiva.

Lyra é uma "figura", ela é cativante e seu amor e vinculo com Pantalaimon é emocionante...eu também quero um dimon! Me prendeu da primeira à última palavra e ao final do livro fiquei com uma curiosidade infantil...quero ler a continuação agora, por que eu sou mimada! rsrsrs

Já li criticas contraditórias, mas para mim.... o livro é "Imperdivel"

As continuações da Bússola de Ouro são: "A Faca Sútil" e "A Luneta Âmbar".

5 comentários:

  1. Eu adoro suas resenhas, Hérida. São muito bem escritas e refletem suas impressóes durante a leitura. Não tenho problemas com este tipo de livro, em geral eu gosto muito! Comprei há 3 semanas, As Crônicas de Nárnia e os livros de Pullman são umas das minhas próximas aquisições. Reforçada agora por sua opinião,
    bj

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu vi o filme e adorei!
    O urso me diceram que foi feito no computador,
    achei demais! Super realista.
    Beeijo,
    =)

    ResponderExcluir
  3. Peguei o livro emprestado com minha irmã e ainda não tive chance de lê-lo, adorei a resenha vou tentar ler o mais rápido possível =o***

    ResponderExcluir
  4. ADORO esse livro e suas continuações!!!
    É uma história controversa, cheia de opiniões nas entrelinhas, e é por isso que gosto mais ainda: não faz o leitor de idiota. Para um livro que é teoricamente infanto-juvenil, é um grande passo.
    Adorei sua resenha!!

    Leia os outros, são o máximo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Gostei da sua resenha, que pena não ter conhecido seu blog antes (falha minha suponho!).

    Mas não encontrei o comentário sobre a Igreja que você me falou, mas vou ler o outro link que vc me enviou, ok ?

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita e volte sempre.

- Comentários que não tenham relação com a postagem serão removidos.
- Caso queira se comunicar comigo, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog ou pelo email localizado na sidebar.

Nos encontramos no próximo post!

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL