target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

“O ENIGMA DO OITO” (Katherine Neville)


No século VIII o governador muçulmano de Barcelona, Ibn-al-Arabi, presenteou o grande imperador Carlos Magno com um valiosíssimo conjunto de Xadrez. 
Mais tarde, o imperador enviou o conjunto como presente a Garin de Montglane. Mas rumores a respeito de uma terrível maldição ligada ao Xadrez, lhe causou um profundo temor. Assim, Garin encerrou o Xadrez dentro de sua fortaleza para evitar que o tabuleiro e as peças caíssem em mãos erradas. Muito tempo depois, Garin doou suas propriedades à Igreja e sua fortaleza se transformou na Abadia de Montglane, que abrigou o mítico Xadrez por mais de 1000 anos.

~~~*~~~
França, 1790
As ações revolucionárias estavam cada vez mais violentas; massacres, saques e miséria assolavam a França. A Revolução Francesa estabeleceu um estado de anarquia e o país foi à bancarrota. Para tentar solucionar o problema foi promulgada a Lei do Confisco, onde todos os bens da Igreja poderiam ser confiscados pelo Estado.
Sob a ameaça de uma invasão, a abadessa de Montglane percebeu que o segredo que jurou proteger corria perigo. Após 10 séculos o Xadrez foi finalmente desenterrado e suas peças entregues às freiras e noviças da Abadia, para que fossem espalhadas pelos quatro cantos do mundo.
Para as noviças Mireille e sua prima Valentine, fora designada uma missão de extrema importância. Elas iriam para Paris e lá permaneceriam. Além de resguardarem pelas peças do Xadrez que lhe foram confiadas, deveriam atuar como ponto de apoio para as freiras que estivessem em fuga.
O Jogo havia começado, mas as noviças ainda não conheciam suas cruéis regras. Durante o período conhecido como O Terror, um trágico acontecimento marca a vida de Mireille. Foi nesse momento que ela tomou uma decisão…  descobriria qual o segredo do Xadrez de Montglane e porque ele era motivo de tanta cobiça. Uma corrida para juntar o tabuleiro e suas peças é iniciada, e decifrar o enigma que nele está oculto se torna o objetivo da vida de Mireille.

Nova York, 1972
Catherine Vellis é uma especialista em informática que trabalha em uma empresa de consultoria contábil. Mulher jovem e bem-sucedida na profissão, sempre enfrentou a intolerância de colegas homens. Ao desafiar um dos sócios da empresa, Cat acabou pondo em xeque o futuro de sua carreira. Como represália por sua falta de cooperação, ela seria enviada a um país do Terceiro Mundo, Argélia, para desenvolver um projeto para a OPEP.

Porém, antes de sua partida, a vida de Catherine seria mudada para sempre. Na noite de ano-novo uma vidente a preveniu de que, em breve, sua vida estaria cercada por um perigo mortal..."seu destino fora traçado no dia de seu nascimento e estava escrito nas tortuosas linhas de sua mão". Subtamente Cat se vê envolvida em um perigoso Jogo, onde tudo parecia convergir ao Xadrez de Montglane.  Ela não conhece as regras do Jogo, mas Cat encontra em Lily - uma exímia enxadrista - a parceira que precisava.

Em Argel, Cat e Lily se tornam um alvo para os que querem se apossar das lendárias peças de Xadrez. Elas e seus aliados terão que enfrentar adversários inescrupulosos, conspirações e assassinatos. Assim, mais uma vez, inicia-se uma brutal caçada em busca do segredo que ao longo das eras impulsionou atos terríveis e perverteu a alma de muitos homens.
~~~*~~~
“O Enigma do Oito” é o primeiro volume da série Montglane Service escrito pela autora Katherine Neville. Um artefato lendário que esconde um segredo milenar, conhecimentos perdidos ao longo dos séculos, sociedades secretas, fórmulas místicas, ciência, alquimia e uma corrida contra o tempo para desvendar um mistério. Você deve estar pensando que já leu isso em algum lugar. Mas…e seu lhe dissesse que “O enigma do Oito” foi quem inaugurou o gênero? Sim, a obra de Katherine Neville foi lançada há mais de 20 anos e impulsionou o estilo que tanto fascina os leitores. Antes da explosão comercial dos thrillers de suspense, a autora utilizou a premissa do “enigma” relacionando história, ficção e elementos da atualidade.

“O Enigma do Oito” é um thriller que desafia o leitor com um enredo surpreendente, construído de forma minuciosa e repleto de detalhes. A narrativa se torna complexa pela quantidade de informações reveladas a cada página e cabe ao leitor desfiar e unir todos os pontos apresentados. Os números ocupam um espaço importante e, o “oito”, surge a todo momento como um símbolo do oculto e da ciência na trama… “A fórmula do oito”.

A trama transcorre em dois períodos diferentes, sempre indo e voltando entre os séculos XVIII e XX. Os capítulos se alternam entre a história de Mireille em 1790 e Catherine em 1972. Até a metade do livro a história de Mireille, tendo como pano de fundo a Revolução Francesa, foi a mais envolvente. A autora lançou mão de personalidades importantes como os líderes dos Jacobinos: Robespierre e Marat, além de Napoleão Bonaparte para tecer a grande caçada ao Xadrez de Montglane. Porém, no terço final do livro os acontecimentos em torno de Catherine se agitam e a ação toma conta da história. A corrida de Cat e Lilly para desvendar o enigma me deixaram colada até a última página do livro.

“O Enigma do Oito” faz uma analogia entre os personagens e as peças do jogo de xadrez. Neste tabuleiro, que representa O Jogo da vida e os anseios do homem, o bem e o mal disputam uma partida acirrada. Enquanto as peças brancas cobiçam o poder que o Xadrez esconde, as peças negras querem afastá-lo de pessoas despreparadas e indignas de tal poder mítico. De que lado do tabuleiro cada personagem pertencerá?
Leia e descubra!

Neville, Katherine. O Enigma do Oito. Rocco, 2010. 678 p. (Montglane Service, Vol.1)

Postagens populares

seguidores

LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL