target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"A CONSPIRAÇÃO COLOMBO" (Steve Berry)

Durante quinhentos anos, historiadores se fazem a mesma pergunta: Quem foi Cristóvão Colombo?
A resposta é simplesmente outra pergunta: Quem você quer que ele seja?

- Nota do autor
~~~*~~~
Outrora, Tom Sagan foi um jornalista famoso mundialmente. Ganhou importantes prêmios e recebeu todo reconhecimento que sua profissão poderia oferecer. Porém, um furo jornalístico, uma matéria sobre o Oriente Médio, destruiu sua carreira. Fora acusado de fraudar informações e inventar a história. Agora, sua vida profissional e pessoal estava destruída. Perdeu toda credibilidade, o respeito de amigos e de sua própria filha.

Tom sabia a verdade, nunca inventou história nenhuma e fora vítima de uma armadilha. Não havia como provar. Então, sua única saída era a fuga... decidiu tirar a própria vida.
Mas quando Tom está prestes a cometer suicídio, um estranho o impede. Zachariah Simon, um homem distinto, possui um argumento convincente demais para ser ignorado. Ele mostra a Tom um vídeo, onde sua filha, Alle, é refém de bandidos.

Apesar de saber que Alle o odeia, o instinto paterno fala mais alto. Tom não pode ignorar o fato de que a vida de sua filha está em risco. Em troca da liberdade da jovem, Simon exige que Tom autorize a exumação do corpo de seu pai. Mas porque um cadáver é tão importante?

Da pior maneira possível, Tom descobre que seu pai levou para o tumulo segredos guardados a mais de quinhentos anos, que remontam à época do descobrimento da América. E para sua surpresa, eles o conduzirão a um legado capaz de reformular o cenário politico moderno.
~~~*~~~
A Conspiração Colombo - lançamento de Steve Berry no Brasil - é um thriller de conspiração que intriga, porém não surpreende. Sou fã de thrillers, os repletos de maquinações e intrigas ocupam um lugar especial em minha estante e, apesar de não ter lido muitos, tenho todos os livros de Berry. 
Apenas um título - A Sala de Âmbar - foi resenhado no blog, pois li alguns livros da série Cotton Malone fora de ordem e decidi relê-los para publicar as resenhas desde o início, na ordem correta. 

A Conspiração Colombo segue a linha dos thrillers de conspiração que exploram a existência de relíquias, lendas, segredos milenares e complôs. Temas comuns no gênero, porém esperava um pouco mais de originalidade do autor. 
Nesse tipo de thriller é praticamente impossível não encontrarmos clichês, contudo Berry recorre a tantos que o enredo se tornou previsível. A velha história do tesouro perdido escondido há centenas de anos, vilões que querem encontrá-lo para fins escusos, o herói que deve proteger o segredo e etc... O autor inclusive recai na velha formula da catacumba protegida por armadilhas.

Particularmente, nada disso seria um problema caso todos esses elementos não fossem inseridos de maneira tão estereotipada. Confesso que em alguns momentos cheguei a revirar os olhos. rsrs
Geralmente, os livros de Berry são ágeis e intrigantes, daqueles que nos fazem devorar as páginas, entretanto não consegui desenvolver o mesmo interesse em A Conspiração Colombo. 

Em contrapartida, o tema central é interessantíssimo, pois a figura de Colombo é rodeada de mistérios que até os dias de hoje suscitam questionamentos.
Nesse ponto o autor foi extremamente meticuloso, pois a pesquisa histórica sobre Colombo e sua viagem para a América foi o grande trunfo do enredo para mim. Descobri detalhes muito bacanas sobre o comandante, a maioria são fatos comprovados e alguns são especulações cogitadas ao longo da história. Adorei conhecer mais sobre a viagem de Colombo.

Os personagens são ótimos! Zachariah Simon - o vilão - é realmente odioso; Tom Sagan é muito humano - repleto de falhas e conflitos; e sua filha, Alle, é uma megera estúpida. Sério, senti tanta raiva de Alle, que o final me desapontou... merecia uma surra de pau! Odeio quando o personagem é burro e um "escroto" durante o livro inteiro e no último capítulo "encontra a luz" e se redime. rsrs

A Conspiração Colombo não é um thriller que se destaca pela originalidade, porém não deixa de ser autêntico. Colombo desperta muita curiosidade e, por si só, configura um assunto que vale a pena ser lido.

Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL