target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

"ASSASSINATOS DEMAIS" (Colleen McCullough)

— Doze! - repetiu Abe em tom de assombro. — Carmine, em toda a história de Holloman nunca houve doze assassinatos num dia. Quatro foi o máximo (...). Você esclareceu tudo em menos de uma semana.
— Bem, duvido que eu vá conseguir o mesmo dessa vez - declarou Carmine, em tom pessimista.
p. 15
~~~*~~~
Dois anos haviam se passado desde que o detetive Carmine Delmonico tirara das ruas o serial killer conhecido como Fantasma. Ele fora promovido a capitão, e construiu uma nova família.
Em um lindo dia de primavera de 1967, a pequena cidade de Holloman, Connecticut, enfrentou algo sem precedentes: doze assassinatos foram cometidos em menos de 24 horas. O evento deixa o departamento de polícia em polvorosa, afinal, tantas mortes em um curto espaço de tempo é algo raro. 
Delegando parte do trabalhado para os detetives de sua equipe, o capitão Carmine inicia uma investigação que o levará ao centro de uma rede de mentiras e segredos.

O mistério parece insolúvel, pois os assassinatos não possuem características em comum. Porém, Carmine não acredita que sejam mera coincidência.
Como se não bastasse a tarefa de solucionar os assassinatos, ele se depara com a intromissão do FBI em sua investigação. A trama em torno das mortes é mais complexa do que ele imaginava, pois um espião está a espreita em Holloman. Alguém está passando informações sobre projetos militares secretos para os russos.

Além da rotina policial sobrecarregada, Carmine e sua equipe conduzirão uma investigação em meio à política, corporativismo e rivalidade.
~~~*~~~
Assassinatos Demais é o segundo volume da série policial protagonizada pelo investigador de polícia Carmine Delmonico de Colleen McCullough. Leia a resenha do primeiro livro - Liga, Desliga.
Particularmente, o grande atrativo da serie é sua ambientação. Para quem ainda não conhece, a trama transcorre na década de 1960.
Aqui, acompanhamos a polícia de Holloman numa investigação de múltiplos assassinatos. Na verdade, são doze mortes em um só dia. A autora também insere elementos bem interessantes, assuntos que estavam em pauta nesse período. Entremeado aos assassinatos, McCullough leva o leitor por uma trama que aborda o ativismo feminista, espionagem industrial e a corrida armamentista da Guerra Fria que definiu a época.

Gosto de romances policiais em que os detetives trabalham à moda antiga, no tête-à-tête, interrogando e acareando os suspeitos. Porém, seguir investigações paralelas, de múltiplos assassinatos, se tornou cansativo para mim. Achei que foram abordagens demais para um romance só.
Assim, como esperado, algumas mortes tiveram uma solução rápida, outras praticamente se resolveram sozinhas e poucas ganharam a atenção devida. Novamente, achei que toda teoria do capitão Delmonico Carmine foi baseada mais em suposições e instinto do que em evidencias concretas. Ele meio que cisma com algo e segue seu rastro.

O que mais me incomoda nessa linha é o fato de que, geralmente, Carmine acerta no "chute" e a investigação avança com algumas pistas jogadas aqui e outras ali. Claro, que a autora insere muitas questões a serem respondidas, contratempos e obstáculos, o que torna a história mais interessante. Porém, continuo achado um baita exagero 12 assassinatos - mais algumas mortes de brinde -, perversões sexuais, espionagem, igualdade feminina e traição política abordados na mesma trama.

Em compensação, McCullough é muito detalhista, pois delineia a investigação de forma meticulosa, traçando o perfil de cada suspeito e, mesmo assim, não deixa transparecer quem realmente é o criminoso da história. Assassinatos Demais, é um bom romance policial, que vai desafiar o poder de dedução dos amantes do gênero.


Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL