target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Escolha do Leitor
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Z" (Manuel Alves)


"Os génios autoproclamados tendem a complicar resultados num irónico esforço de os simplificar e, em toda a sua genialidade, permitem-se a falha paradoxal de descurar a observação da solução mais simples e evidente."
~~~*~~~
Sinopse:

Z vive confinado numa sala branca e vigiado por um sistema de segurança criado especificamente para o conter. Z é o último de mil crianças nascidas de úteros artificiais, dotado de um extraordinário poder de raciocínio e capacidades físicas que o colocam um degrau acima da evolução humana. 

Z tem um plano para escapar mas, para isso, terá de enfrentar o seu carcereiro e criador: o Professor, um homem frio e metódico, possuidor de um intelecto que rivaliza com o de Z.
~~~*~~~
Confesso que não era muito fã de contos, pois ficava com a impressão de algo inacabado e sempre queria saber mais sobre a história. Há algum tempo, venho lendo contos com mais frequência e passei a aprecia-los bastante. É uma ótima forma de conhecermos o estilo de escrita de novos autores. 

Foi assim que conheci o autor português Manuel Alves, e me tornei grande apreciadora de seu trabalho. O primeiro conto que li do autor foi Equador Morto, a história é muito boa.

Mas hoje, vou falar de outro conto... "Z" - também de Manuel Alves. "Z" é um conto sci-fi que abre um amplo leque de questões, e que me levou a refletir sobre algumas coisas. Porém, o autor deixa a cargo de cada leitor refletir sobre o tema proposto. Particularmente, Z me fez pensar sobre o futuro da ciência... manipulação genética, emprego de cobaias pensantes e a insensibilidade desses estudiosos. Será que evoluiremos para algo desse tipo?

O texto é fluido, e ao mesmo tempo carrega certa complexidade. Os diálogos entre Z e o "professor" são muito inteligentes. A história nos prende pela curiosidade, pois não sabemos ao certo quem e o que é "Z". Sim, um experimento, mas como chegaram a esta inteligência tão superior? Então, mais uma vez, fiquei curiosa por saber mais. E isso sempre me causa certa frustração. rsrs 

O personagem não é apenas dotado de genialidade, Z é sagaz, irônico e um tanto frio também. O que ele tem de inteligência, lhe falta em empatia. Por outro lado, ele pode ser apenas o produto de um meio. Quem não seria cruel vivendo confinado e sendo tratado apenas como uma cobaia?

O conto é cutinho, mas vale a pena conhecer mais essa obra de Manuel Alves. Para quem estiver curioso, "Z" está disponível gratuitamente, tanto na Amazon como na loja do Kobo.



Postagens populares

Blogger

seguidores

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL